15 Ideias de Atividades (BNCC) de leitura para alfabetização

1. Leitura Compartilhada

A leitura compartilhada é uma prática que envolve o professor lendo um texto em voz alta para os alunos, enquanto eles acompanham visualmente. Essa atividade estimula a atenção e a compreensão, permitindo que os alunos façam perguntas e discutam o conteúdo. Habilidade BNCC: EF15LP01.

2. Criação de Histórias em Quadrinhos

Os alunos podem criar suas próprias histórias em quadrinhos a partir de um texto lido. Essa atividade estimula a interpretação e a criatividade, além de permitir que os alunos expressem suas ideias de forma visual. Habilidade BNCC: EF15LP02.

3. Jogo de Palavras

Utilizando palavras-chave de um texto, os alunos podem participar de um jogo de palavras cruzadas ou caça-palavras. Essa atividade ajuda a fixar o vocabulário e a desenvolver a habilidade de leitura. Habilidade BNCC: EF15LP03.

4. Debate sobre o Texto Lido

Após a leitura de um texto, os alunos podem participar de um debate onde expressam suas opiniões e reflexões sobre o conteúdo. Essa atividade promove a argumentação e a escuta ativa. Habilidade BNCC: EF15LP04.

5. Produção de Resumos

Os alunos devem produzir um resumo do texto lido, destacando as principais ideias. Essa atividade desenvolve a síntese e a capacidade de identificar informações relevantes. Habilidade BNCC: EF15LP05.

6. Leitura em Duplas

Os alunos podem ler em duplas, onde um lê e o outro escuta, alternando os papéis. Essa prática estimula a colaboração e a compreensão mútua, além de permitir que os alunos ajudem uns aos outros. Habilidade BNCC: EF15LP06.

7. Criação de Cartazes

Após a leitura, os alunos podem criar cartazes que representem o tema do texto. Essa atividade estimula a criatividade e a capacidade de síntese visual. Habilidade BNCC: EF15LP07.

8. Dramatização de Cenas

Os alunos podem escolher uma cena do texto lido e dramatizá-la em grupo. Essa atividade desenvolve a expressão corporal e a interpretação, além de aprofundar a compreensão do texto. Habilidade BNCC: EF15LP08.

9. Leitura de Poemas

Os alunos podem ler e interpretar poemas, discutindo suas emoções e significados. Essa atividade estimula a sensibilidade literária e a apreciação estética. Habilidade BNCC: EF15LP09.

10. Criação de Blog Literário

Os alunos podem criar um blog onde compartilham resenhas e reflexões sobre os livros lidos. Essa atividade desenvolve a escrita e a capacidade de argumentação, além de incentivar a leitura. Habilidade BNCC: EF15LP10.