15 Ideias de Atividades (BNCC) de leitura e escrita

1. Leitura e Interpretação de Textos Literários

Uma atividade que envolve a leitura de contos ou poesias, seguida de discussões em grupo sobre os temas abordados, personagens e sentimentos expressos. Os alunos podem ser incentivados a escrever uma resenha ou um pequeno texto reflexivo sobre a obra. Habilidade BNCC: EF15LP01.

2. Criação de Histórias em Quadrinhos

Os alunos podem criar suas próprias histórias em quadrinhos, utilizando personagens e enredos que eles mesmos inventam. Essa atividade estimula a criatividade e a habilidade de escrita, além de promover a leitura ao pesquisar sobre diferentes estilos de quadrinhos. Habilidade BNCC: EF15LP02.

3. Jogo de Palavras Cruzadas

Desenvolver um jogo de palavras cruzadas com vocabulário aprendido em sala de aula. Os alunos podem trabalhar em grupos para criar as palavras e as definições, promovendo a colaboração e a prática da escrita. Habilidade BNCC: EF15LP03.

4. Diário de Leitura

Criar um diário de leitura onde os alunos registram suas impressões sobre os livros que estão lendo. Eles podem incluir resumos, personagens favoritos e reflexões pessoais. Essa atividade incentiva a escrita e a análise crítica. Habilidade BNCC: EF15LP04.

5. Debate sobre Temas de Livros

Organizar um debate em sala de aula sobre temas relevantes abordados em livros lidos pelos alunos. Isso estimula a leitura crítica e a habilidade de argumentação, além de promover a escrita de textos argumentativos. Habilidade BNCC: EF15LP05.

6. Produção de Contos Coletivos

Os alunos podem participar da criação de um conto coletivo, onde cada um escreve um parágrafo e passa para o próximo. Essa atividade promove a colaboração e a prática da escrita criativa. Habilidade BNCC: EF15LP06.

7. Análise de Propagandas

Os alunos podem analisar diferentes propagandas, discutindo os recursos linguísticos e visuais utilizados. Em seguida, podem criar suas próprias propagandas, desenvolvendo habilidades de escrita persuasiva. Habilidade BNCC: EF15LP07.

8. Leitura Dramática

Realizar uma leitura dramática de peças teatrais ou contos, onde os alunos interpretam personagens. Essa atividade estimula a leitura em voz alta e a expressão oral, além de promover a escrita de diálogos. Habilidade BNCC: EF15LP08.

9. Criação de Blog Literário

Os alunos podem criar um blog onde compartilham resenhas de livros, reflexões sobre leituras e dicas literárias. Essa atividade incentiva a escrita e o uso de plataformas digitais para a comunicação. Habilidade BNCC: EF15LP09.

10. Produção de Vídeos de Resenha

Os alunos podem produzir vídeos onde fazem resenhas de livros que leram. Essa atividade combina leitura, escrita e habilidades digitais, além de estimular a criatividade na apresentação. Habilidade BNCC: EF15LP10.

11. Clube do Livro

Formar um clube do livro onde os alunos se reúnem para discutir obras literárias. Essa atividade promove a leitura compartilhada e a prática da escrita ao elaborar perguntas e reflexões sobre os livros. Habilidade BNCC: EF15LP11.

12. Criação de Poemas

Os alunos podem ser desafiados a criar poemas sobre temas específicos, utilizando diferentes estilos e formas poéticas. Essa atividade estimula a criatividade e a expressão escrita. Habilidade BNCC: EF15LP12.

13. Resumo de Textos

Os alunos podem praticar a escrita de resumos de textos lidos, ajudando a desenvolver a habilidade de síntese e a compreensão de leitura. Habilidade BNCC: EF15LP13.

14. Entrevista com Autores

Promover uma atividade onde os alunos pesquisam sobre autores e criam perguntas para uma entrevista fictícia. Essa atividade estimula a pesquisa e a escrita de perguntas. Habilidade BNCC: EF15LP14.

15. Criação de Cartazes Literários

Os alunos podem criar cartazes que promovem livros que leram, utilizando ilustrações e textos. Essa atividade incentiva a criatividade e a prática da escrita persuasiva. Habilidade BNCC: EF15LP15.