15 Ideias de Atividades (BNCC) de interpretação de texto ensino médio

1. Análise de Poemas

Proponha aos alunos a leitura de diferentes poemas, abordando temas variados. Após a leitura, os estudantes devem identificar as figuras de linguagem utilizadas, discutir o sentimento que o poema evoca e relacionar o texto com contextos históricos ou sociais. Essa atividade desenvolve a habilidade de interpretação e análise crítica, alinhada à habilidade BNCC de (EF15LP01).

2. Debate sobre Crônicas

Selecione crônicas contemporâneas e organize um debate em sala de aula. Os alunos devem ler as crônicas e preparar argumentos sobre os temas abordados, como cotidiano, sociedade e comportamento. Essa atividade estimula a interpretação de texto e a argumentação, conforme a habilidade BNCC (EF15LP02).

3. Criação de Resenhas

Após a leitura de um livro ou conto, os alunos devem escrever uma resenha crítica, destacando os principais elementos da narrativa, como personagens, enredo e mensagem. Essa atividade incentiva a interpretação e a produção textual, alinhada à habilidade BNCC (EF15LP03).

4. Análise de Notícias

Os alunos devem escolher uma notícia de um jornal ou site confiável e analisá-la. Eles devem identificar a estrutura da notícia, os fatos apresentados e a linguagem utilizada. Essa atividade promove a leitura crítica e a interpretação de textos jornalísticos, conforme a habilidade BNCC (EF15LP04).

5. Interpretação de Contos de Fadas

Peça aos alunos que leiam contos de fadas clássicos e modernos. Em seguida, eles devem discutir as diferenças e semelhanças entre as versões, além de refletir sobre as lições morais. Essa atividade estimula a interpretação e a análise de narrativas, alinhada à habilidade BNCC (EF15LP05).

6. Produção de Textos Argumentativos

Os alunos devem escolher um tema polêmico e escrever um texto argumentativo, apresentando suas opiniões e justificativas. Essa atividade desenvolve a capacidade de argumentação e interpretação de textos, conforme a habilidade BNCC (EF15LP06).

7. Análise de Letras de Música

Escolha músicas que abordem temas sociais ou políticos. Os alunos devem analisar a letra, identificando metáforas e outros recursos literários, além de discutir o contexto em que a música foi criada. Essa atividade promove a interpretação de textos musicais, alinhada à habilidade BNCC (EF15LP07).

8. Estudo de Gêneros Textuais

Apresente diferentes gêneros textuais (poema, crônica, conto, artigo de opinião) e peça aos alunos que analisem as características de cada um. Em seguida, eles devem produzir um texto em um dos gêneros estudados. Essa atividade desenvolve a interpretação e a produção textual, conforme a habilidade BNCC (EF15LP08).

9. Criação de Histórias em Quadrinhos

Os alunos devem criar uma história em quadrinhos a partir de um conto ou fábula lida em sala. Essa atividade estimula a interpretação do texto original e a criatividade na produção de uma nova narrativa, alinhada à habilidade BNCC (EF15LP09).

10. Jogo de Perguntas sobre Livros Lidos

Organize um jogo de perguntas e respostas sobre livros lidos em sala de aula. Os alunos devem formular perguntas sobre enredo, personagens e temas, promovendo a interpretação e a memória literária, conforme a habilidade BNCC (EF15LP10).

11. Análise de Filmes Baseados em Livros

Escolha um filme que seja uma adaptação de um livro e peça aos alunos que assistam e comparem as duas versões. Eles devem discutir as diferenças na narrativa e como isso afeta a interpretação da história. Essa atividade promove a análise crítica e a interpretação de textos, alinhada à habilidade BNCC (EF15LP11).

12. Criação de Blog Literário

Os alunos devem criar um blog onde compartilham resenhas de livros, reflexões sobre leituras e discussões sobre temas literários. Essa atividade estimula a produção textual e a interpretação crítica, conforme a habilidade BNCC (EF15LP12).

13. Leitura de Contos de Autores Brasileiros

Proponha a leitura de contos de autores brasileiros e discuta os elementos culturais presentes nas narrativas. Os alunos devem analisar como a cultura brasileira é retratada e sua relevância. Essa atividade promove a interpretação e a valorização da literatura nacional, alinhada à habilidade BNCC (EF15LP13).

14. Criação de Podcast Literário

Os alunos devem criar um podcast onde discutem livros lidos, personagens e temas. Essa atividade estimula a interpretação e a comunicação oral, conforme a habilidade BNCC (EF15LP14).

15. Análise de Publicidade

Peça aos alunos que analisem anúncios publicitários, identificando as estratégias de persuasão utilizadas. Eles devem discutir como a linguagem e as imagens influenciam a interpretação do público. Essa atividade promove a leitura crítica e a interpretação de textos publicitários, alinhada à habilidade BNCC (EF15LP15).