15 Ideias de Atividades (BNCC) de inglês sobre adjetivos

1. Descrição de Personagens

Nesta atividade, os alunos devem escolher um personagem de um livro ou filme e descrevê-lo utilizando adjetivos em inglês. Eles podem trabalhar em duplas, onde um aluno descreve o personagem e o outro tenta adivinhar de quem se trata. Essa atividade está alinhada à habilidade BNCC EF15LP01, que envolve a produção de textos orais e escritos em língua inglesa.

2. Jogo dos Adjetivos

Os alunos formam grupos e recebem cartões com diferentes adjetivos. Cada grupo deve criar frases em inglês utilizando os adjetivos em contextos variados. Após a criação, os grupos apresentam suas frases para a turma. Essa atividade atende à habilidade BNCC EF15LP02, que trata da compreensão e produção de textos orais e escritos.

3. Adjetivos em Imagens

Os alunos recebem uma série de imagens e devem escrever uma descrição em inglês utilizando adjetivos. Eles podem trabalhar em pares para discutir quais adjetivos são mais apropriados para cada imagem. Essa atividade se relaciona com a habilidade BNCC EF15LP03, que envolve a interpretação de imagens e textos visuais.

4. Bingo dos Adjetivos

Crie cartelas de bingo com diferentes adjetivos. O professor lê definições ou exemplos de uso dos adjetivos, e os alunos marcam em suas cartelas. O primeiro a completar uma linha grita “Bingo!” e deve ler os adjetivos que marcou. Essa atividade está alinhada à habilidade BNCC EF15LP04, que envolve a prática de vocabulário em contextos lúdicos.

5. Adjetivos em Música

Os alunos escolhem uma música em inglês e identificam os adjetivos presentes na letra. Em seguida, devem discutir o significado dos adjetivos e como eles contribuem para a mensagem da música. Essa atividade se relaciona com a habilidade BNCC EF15LP05, que envolve a análise de letras de músicas e sua interpretação.

6. Criação de Histórias

Os alunos devem criar uma história curta em inglês, utilizando um conjunto de adjetivos fornecidos pelo professor. Eles podem trabalhar em grupos e, ao final, compartilhar suas histórias com a turma. Essa atividade atende à habilidade BNCC EF15LP06, que envolve a produção de narrativas em língua inglesa.

7. Adjetivos em Cartazes

Os alunos criam cartazes que representam diferentes adjetivos. Eles devem incluir imagens e frases em inglês que exemplifiquem o uso dos adjetivos. Os cartazes podem ser expostos na sala de aula. Essa atividade se relaciona com a habilidade BNCC EF15LP07, que envolve a produção de textos visuais e gráficos.

8. Adjetivos em Jogos de Tabuleiro

Desenvolva um jogo de tabuleiro onde os alunos avançam casas ao responder perguntas sobre adjetivos. As perguntas podem incluir definições, sinônimos e antônimos. Essa atividade está alinhada à habilidade BNCC EF15LP08, que envolve a prática de vocabulário em situações de jogo.

9. Entrevistas com Adjetivos

Os alunos realizam entrevistas uns com os outros, utilizando adjetivos para descrever suas preferências e características pessoais. Eles devem registrar as respostas em inglês. Essa atividade atende à habilidade BNCC EF15LP09, que envolve a produção de textos orais e a interação em língua inglesa.

10. Adjetivos em Redes Sociais

Os alunos criam postagens fictícias para redes sociais utilizando adjetivos em inglês. Eles devem incluir imagens e legendas que descrevam suas postagens. Essa atividade se relaciona com a habilidade BNCC EF15LP10, que envolve a produção de textos digitais em língua inglesa.