15 Ideias de Atividades (BNCC) de Inglês Pronto 7º Ano

1. Jogo de Vocabulário

Uma atividade interativa onde os alunos jogam um jogo de palavras cruzadas utilizando vocabulário aprendido nas aulas. Os alunos devem preencher as palavras em um quadro, utilizando dicas em inglês. Essa atividade pode ser adaptada para incluir palavras de diferentes temas, como animais, alimentos e verbos. Habilidade BNCC: EF07LI01.

2. Dramatização de Diálogos

Os alunos são divididos em grupos e recebem diálogos em inglês para dramatizar. Essa atividade estimula a prática da pronúncia e entonação, além de promover o trabalho em equipe. Os diálogos podem ser retirados de livros didáticos ou criados pelos próprios alunos. Habilidade BNCC: EF07LI02.

3. Criação de Cartazes

Nesta atividade, os alunos devem criar cartazes informativos sobre um tema específico, como “Meus Hobbies” ou “Minha Família”, utilizando frases em inglês. Os cartazes podem ser expostos na sala de aula, promovendo a prática escrita e a criatividade. Habilidade BNCC: EF07LP01.

4. Entrevista em Duplas

Os alunos se organizam em duplas e realizam entrevistas uns aos outros, utilizando perguntas em inglês. Após a entrevista, cada aluno deve apresentar seu parceiro para a turma, compartilhando as informações coletadas. Essa atividade desenvolve habilidades de escuta e fala. Habilidade BNCC: EF07LI03.

5. Jogo de Adivinhação

Os alunos jogam um jogo de adivinhação onde um aluno descreve um objeto ou animal em inglês, e os outros devem adivinhar o que é. Essa atividade estimula o uso do vocabulário e a construção de frases. Habilidade BNCC: EF07LI04.

6. Produção de Vídeo

Os alunos criam um vídeo curto em inglês sobre um tema de interesse, como um hobby ou uma viagem. Eles devem escrever um roteiro, gravar e editar o vídeo, que será apresentado para a turma. Essa atividade desenvolve habilidades de escrita, fala e tecnologia. Habilidade BNCC: EF07LP02.

7. Leitura e Discussão de Textos

Os alunos leem um texto em inglês e, em seguida, discutem em grupos sobre o conteúdo, expressando suas opiniões e interpretações. Essa atividade promove a compreensão leitora e a habilidade de argumentação. Habilidade BNCC: EF07LI05.

8. Música e Análise de Letras

Nesta atividade, os alunos escutam uma música em inglês e analisam a letra, identificando o vocabulário e as expressões utilizadas. Eles podem discutir o tema da música e até mesmo realizar uma atividade de escrita sobre suas impressões. Habilidade BNCC: EF07LI06.

9. Jogo de Role-Playing

Os alunos participam de um jogo de role-playing, onde assumem diferentes personagens e interagem em situações cotidianas, como fazer compras ou pedir comida em um restaurante. Essa atividade ajuda a desenvolver a fluência e a confiança ao falar em inglês. Habilidade BNCC: EF07LI07.

10. Criação de Histórias em Quadrinhos

Os alunos criam histórias em quadrinhos utilizando diálogos em inglês. Eles devem pensar em uma narrativa e ilustrar as cenas, praticando tanto a escrita quanto a criatividade. As histórias podem ser apresentadas para a turma, promovendo a leitura e a interpretação. Habilidade BNCC: EF07LP03.

11. Debate sobre Temas Atuais

Os alunos escolhem um tema atual e se dividem em grupos para debater diferentes pontos de vista. Essa atividade estimula a pesquisa e a argumentação em inglês, além de desenvolver a habilidade de escuta ativa. Habilidade BNCC: EF07LI08.

12. Criação de Blogs

Os alunos criam um blog em inglês sobre um tema de interesse, escrevendo posts e interagindo com os comentários. Essa atividade desenvolve a escrita e a habilidade de comunicação digital. Habilidade BNCC: EF07LP04.

13. Jogo de Bingo de Verbos

Os alunos jogam bingo utilizando verbos em inglês. O professor chama os verbos e os alunos devem marcar em suas cartelas. Essa atividade é divertida e ajuda a fixar o vocabulário de forma lúdica. Habilidade BNCC: EF07LI09.

14. Pesquisa sobre Culturas de Países de Língua Inglesa

Os alunos realizam uma pesquisa sobre a cultura de um país de língua inglesa, apresentando suas descobertas em sala de aula. Essa atividade promove o conhecimento cultural e a prática da fala. Habilidade BNCC: EF07LI10.

15. Criação de Jogos Educativos

Os alunos criam seus próprios jogos educativos em inglês, como jogos de tabuleiro ou cartas, utilizando o vocabulário aprendido. Essa atividade estimula a criatividade e o trabalho em equipe, além de reforçar o aprendizado. Habilidade BNCC: EF07LP05.