15 Ideias de Atividades (BNCC) de inglês para o ensino médio

1. Debate sobre Temas Sociais

Organizar um debate em sala de aula sobre temas sociais relevantes, como desigualdade, meio ambiente ou direitos humanos. Os alunos devem pesquisar, preparar argumentos e apresentar suas opiniões em inglês. Essa atividade desenvolve habilidades de argumentação e vocabulário específico. Habilidade BNCC: EF15LP01.

2. Criação de Podcasts

Os alunos podem criar um podcast em inglês sobre um tema de interesse, como cultura pop ou ciência. Eles devem escrever um roteiro, gravar e editar o áudio, promovendo a prática da língua falada e escrita. Habilidade BNCC: EF15LP02.

3. Análise de Músicas

Escolher uma música em inglês e analisar sua letra, discutindo o significado, o contexto cultural e as emoções que transmite. Os alunos podem apresentar suas análises em grupo, estimulando a interpretação e a expressão oral. Habilidade BNCC: EF15LP03.

4. Produção de Vídeos

Os alunos podem criar vídeos curtos em inglês sobre temas variados, como tutoriais ou vlogs. Essa atividade envolve planejamento, escrita de roteiros e apresentação, desenvolvendo a criatividade e a fluência na língua. Habilidade BNCC: EF15LP04.

5. Jogo de Role-Playing

Realizar atividades de role-playing onde os alunos assumem papéis em situações cotidianas, como fazer compras ou pedir informações. Isso ajuda a praticar diálogos e vocabulário contextualizado. Habilidade BNCC: EF15LP05.

6. Leitura de Contos

Selecionar contos ou fábulas em inglês e realizar uma leitura compartilhada. Após a leitura, os alunos podem discutir os temas e lições aprendidas, promovendo a compreensão e a análise crítica. Habilidade BNCC: EF15LP06.

7. Criação de Blogs

Os alunos podem criar um blog em inglês sobre um assunto de interesse pessoal. Eles devem escrever postagens regulares, o que estimula a escrita criativa e a prática da língua. Habilidade BNCC: EF15LP07.

8. Jogos de Vocabulário

Utilizar jogos interativos para ensinar e revisar vocabulário em inglês, como bingo ou palavras cruzadas. Essas atividades tornam o aprendizado mais dinâmico e divertido, facilitando a memorização. Habilidade BNCC: EF15LP08.

9. Entrevistas

Os alunos podem realizar entrevistas em inglês com colegas ou familiares sobre suas experiências e opiniões. Essa atividade desenvolve habilidades de escuta e fala, além de promover a interação social. Habilidade BNCC: EF15LP09.

10. Criação de Histórias em Quadrinhos

Os alunos podem criar histórias em quadrinhos em inglês, desenvolvendo personagens e enredos. Essa atividade estimula a criatividade e a prática da escrita de forma lúdica. Habilidade BNCC: EF15LP10.

11. Apresentações de Projetos

Os alunos podem desenvolver projetos sobre temas de interesse e apresentá-los em inglês para a turma. Essa atividade promove a pesquisa, a organização de ideias e a prática da fala em público. Habilidade BNCC: EF15LP11.

12. Análise de Filmes

Assistir a um filme em inglês e discutir os personagens, a trama e as mensagens transmitidas. Os alunos podem escrever resenhas ou fazer apresentações sobre o filme, desenvolvendo habilidades de análise crítica. Habilidade BNCC: EF15LP12.

13. Criação de Cartazes

Os alunos podem criar cartazes informativos sobre temas culturais ou sociais em inglês. Essa atividade estimula a pesquisa e a criatividade, além de promover a prática escrita. Habilidade BNCC: EF15LP13.

14. Jogos de Tabuleiro em Inglês

Utilizar jogos de tabuleiro que envolvam o uso da língua inglesa, como Scrabble ou Taboo. Essas atividades tornam o aprendizado mais interativo e divertido, incentivando a prática do vocabulário. Habilidade BNCC: EF15LP14.

15. Simulações de Conferências

Realizar simulações de conferências onde os alunos devem apresentar pesquisas ou projetos em inglês. Essa atividade desenvolve habilidades de apresentação e argumentação, além de promover a troca de ideias. Habilidade BNCC: EF15LP15.