15 Ideias de Atividades (BNCC) de inglês para o ensino fundamental

1. Jogo de Vocabulário com Cartões

Uma atividade dinâmica que envolve a criação de cartões com palavras em inglês e suas traduções em português. Os alunos podem trabalhar em duplas ou grupos, onde um aluno mostra o cartão e o outro deve adivinhar a palavra correspondente. Essa atividade estimula a memorização e a prática oral. Habilidade BNCC: EF15LP01.

2. Teatro de Fantoches

Os alunos podem criar um pequeno teatro de fantoches, onde cada grupo desenvolve uma história em inglês. Essa atividade promove a criatividade e a prática da língua de forma lúdica. Os alunos devem apresentar suas histórias para a turma, ajudando a desenvolver a fluência e a confiança ao falar. Habilidade BNCC: EF15LP02.

3. Caça-Palavras Temático

Elabore um caça-palavras com vocabulário específico, como animais, cores ou objetos da sala de aula. Os alunos devem encontrar as palavras e, em seguida, usá-las em frases. Essa atividade ajuda a reforçar o vocabulário de forma divertida e interativa. Habilidade BNCC: EF15LP03.

4. Entrevista em Duplas

Os alunos se dividem em duplas e criam perguntas em inglês para entrevistar um ao outro. Após a atividade, cada aluno deve apresentar o que aprendeu sobre seu parceiro para a turma. Essa prática desenvolve habilidades de escuta e fala, além de promover a interação social. Habilidade BNCC: EF15LP04.

5. Música e Letra

Escolha uma música em inglês que seja popular entre os alunos e trabalhe a letra com eles. Peça que identifiquem palavras ou expressões que já conhecem e discutam o significado. Essa atividade ajuda na compreensão auditiva e no aprendizado de novas palavras. Habilidade BNCC: EF15LP05.

6. Criação de Histórias em Quadrinhos

Os alunos podem criar histórias em quadrinhos utilizando diálogos em inglês. Essa atividade estimula a criatividade e a escrita, além de permitir que os alunos pratiquem a estrutura de frases. Ao final, podem apresentar suas histórias para a turma. Habilidade BNCC: EF15LP06.

7. Jogo de Simon Says

Esse jogo clássico é uma excelente maneira de praticar comandos em inglês. Um aluno é o “Simon” e dá instruções que os outros devem seguir. Essa atividade ajuda a desenvolver a compreensão auditiva e a atenção dos alunos. Habilidade BNCC: EF15LP07.

8. Descrição de Imagens

Apresente imagens variadas e peça que os alunos descrevam o que veem em inglês. Essa atividade estimula a observação e a prática de vocabulário descritivo. Os alunos podem trabalhar em grupos e compartilhar suas descrições com a turma. Habilidade BNCC: EF15LP08.

9. Jogo de Adivinhação

Os alunos escolhem uma palavra em inglês e os outros devem fazer perguntas para adivinhar qual é. Essa atividade incentiva o uso de perguntas e respostas, além de promover a interação entre os alunos. Habilidade BNCC: EF15LP09.

10. Criação de um Blog de Classe

Os alunos podem criar um blog onde escrevem sobre temas de interesse em inglês. Essa atividade desenvolve habilidades de escrita e permite que os alunos expressem suas opiniões e compartilhem informações. Habilidade BNCC: EF15LP10.

11. Bingo de Palavras

Crie cartelas de bingo com palavras em inglês. O professor chama as palavras e os alunos devem marcar em suas cartelas. Essa atividade é divertida e ajuda na fixação do vocabulário. Habilidade BNCC: EF15LP11.

12. Vídeos em Inglês

Exiba pequenos vídeos em inglês e peça que os alunos façam anotações sobre o que entenderam. Após a exibição, promova uma discussão em grupo. Essa atividade melhora a compreensão auditiva e a capacidade de análise. Habilidade BNCC: EF15LP12.

13. Jogo de Memória

Crie um jogo de memória com palavras e imagens correspondentes. Os alunos devem encontrar os pares e, ao fazê-lo, praticar a pronúncia das palavras em inglês. Essa atividade é excelente para reforçar o vocabulário. Habilidade BNCC: EF15LP13.

14. Debate em Inglês

Organize um debate sobre um tema relevante, onde os alunos devem se posicionar e argumentar em inglês. Essa atividade desenvolve habilidades de argumentação e fala, além de promover o pensamento crítico. Habilidade BNCC: EF15LP14.

15. Atividades de Role-Playing

Os alunos podem participar de atividades de role-playing, onde assumem papéis e encenam situações do cotidiano em inglês. Essa prática ajuda a desenvolver a fluência e a confiança ao falar em público. Habilidade BNCC: EF15LP15.