15 Ideias de Atividades (BNCC) de inglês para ensino médio

1. Debate sobre Temas Sociais

Organizar um debate em sala de aula sobre temas sociais relevantes, como desigualdade, meio ambiente ou direitos humanos, pode ser uma atividade enriquecedora. Os alunos devem se dividir em grupos, pesquisar sobre o tema escolhido e apresentar seus argumentos em inglês. Essa atividade desenvolve habilidades de comunicação e argumentação, além de promover o pensamento crítico. Habilidade BNCC: EF15LP14.

2. Criação de Podcasts

Os alunos podem criar um podcast em inglês sobre um tema de interesse, como cultura pop, ciência ou tecnologia. Eles devem pesquisar, escrever um roteiro e gravar o episódio, utilizando ferramentas de edição de áudio. Essa atividade estimula a criatividade e a prática da língua, além de ser uma forma moderna de expressão. Habilidade BNCC: EF15LP15.

3. Análise de Músicas

Escolher uma música em inglês e realizar uma análise das letras pode ser uma atividade divertida e educativa. Os alunos devem identificar figuras de linguagem, temas e o contexto cultural da canção. Em seguida, podem apresentar suas análises para a turma, promovendo a discussão e a interpretação de textos. Habilidade BNCC: EF15LP16.

4. Produção de Vídeos

Os alunos podem criar vídeos curtos em inglês, abordando temas como turismo, culinária ou esportes. Essa atividade envolve planejamento, escrita de roteiros e edição de vídeo, permitindo que os alunos pratiquem a língua de forma dinâmica e visual. Habilidade BNCC: EF15LP17.

5. Jogo de Role-Playing

Realizar um jogo de role-playing onde os alunos assumem diferentes papéis em situações cotidianas, como fazer compras ou pedir informações, pode ser uma maneira eficaz de praticar conversação. Os alunos devem usar o vocabulário apropriado e interagir em inglês, desenvolvendo fluência e confiança. Habilidade BNCC: EF15LP18.

6. Criação de Histórias em Quadrinhos

Os alunos podem criar histórias em quadrinhos em inglês, utilizando personagens e enredos que eles mesmos inventam. Essa atividade estimula a criatividade e a escrita, além de permitir que os alunos pratiquem diálogos e vocabulário de forma lúdica. Habilidade BNCC: EF15LP19.

7. Leitura de Livros em Inglês

Selecionar um livro em inglês adequado ao nível dos alunos e promover um clube do livro pode ser uma excelente atividade. Os alunos devem ler o livro e discutir os principais temas, personagens e lições aprendidas. Essa prática melhora a compreensão leitora e a capacidade de argumentação. Habilidade BNCC: EF15LP20.

8. Entrevistas com Nativos

Organizar entrevistas com falantes nativos de inglês, seja presencialmente ou via videoconferência, pode proporcionar uma experiência única. Os alunos devem preparar perguntas e conduzir a entrevista, praticando a escuta e a fala em um contexto real. Habilidade BNCC: EF15LP21.

9. Criação de Blogs

Os alunos podem criar um blog em inglês onde escrevem sobre temas de seu interesse, como hobbies, viagens ou tecnologia. Essa atividade incentiva a escrita e a pesquisa, além de permitir que os alunos compartilhem suas ideias com um público maior. Habilidade BNCC: EF15LP22.

10. Jogos de Vocabulário

Utilizar jogos de vocabulário, como bingo ou palavras cruzadas, pode ser uma forma divertida de revisar e aprender novas palavras em inglês. Os alunos podem criar seus próprios jogos, promovendo a interação e a competição saudável. Habilidade BNCC: EF15LP23.

11. Simulações de Conferências

Realizar simulações de conferências onde os alunos apresentam projetos ou pesquisas em inglês pode ser uma atividade desafiadora e enriquecedora. Eles devem preparar apresentações e responder perguntas, desenvolvendo habilidades de fala e argumentação. Habilidade BNCC: EF15LP24.

12. Análise de Filmes

Assistir a um filme em inglês e realizar uma análise crítica pode ser uma atividade envolvente. Os alunos devem discutir os temas, personagens e a mensagem do filme, praticando a escuta e a expressão oral. Habilidade BNCC: EF15LP25.

13. Criação de Cartazes

Os alunos podem criar cartazes informativos em inglês sobre temas variados, como saúde, meio ambiente ou cultura. Essa atividade estimula a pesquisa e a criatividade, além de promover a apresentação oral dos trabalhos. Habilidade BNCC: EF15LP26.

14. Discussão de Artigos de Opinião

Selecionar artigos de opinião em inglês e promover uma discussão em sala de aula pode ajudar os alunos a desenvolverem habilidades críticas e argumentativas. Eles devem apresentar suas opiniões e debater com os colegas, praticando a língua em um contexto significativo. Habilidade BNCC: EF15LP27.

15. Criação de Jogos Educativos

Os alunos podem desenvolver jogos educativos em inglês, como quizzes ou jogos de tabuleiro, sobre conteúdos estudados. Essa atividade estimula a colaboração e a criatividade, além de proporcionar uma forma lúdica de revisão. Habilidade BNCC: EF15LP28.