15 Ideias de Atividades (BNCC) de inglês para ensino fundamental

1. Jogo de Vocabulário com Cartões

Uma atividade dinâmica que envolve a criação de cartões com palavras em inglês e suas traduções em português. Os alunos podem trabalhar em duplas ou grupos, onde um aluno mostra o cartão e o outro deve adivinhar a palavra. Essa atividade estimula a memorização e a prática do vocabulário. Habilidade BNCC: EF15LP01.

2. Teatro em Inglês

Os alunos podem escolher uma cena de um filme ou livro em inglês e encená-la. Essa atividade promove a expressão oral e a compreensão do idioma, além de incentivar o trabalho em equipe. Habilidade BNCC: EF15LP02.

3. Música e Letra

Escolher uma música em inglês e trabalhar com a letra, pedindo aos alunos que identifiquem palavras-chave e o tema da canção. Após a análise, os alunos podem discutir o significado e até mesmo cantar juntos. Habilidade BNCC: EF15LP03.

4. Criação de Histórias em Quadrinhos

Os alunos podem criar histórias em quadrinhos utilizando diálogos em inglês. Essa atividade estimula a criatividade e a prática da escrita, além de permitir que os alunos explorem diferentes tempos verbais. Habilidade BNCC: EF15LP04.

5. Entrevistas em Dupla

Os alunos podem se entrevistar em inglês, utilizando um roteiro de perguntas previamente elaborado. Essa atividade ajuda a desenvolver a fluência e a confiança na fala. Habilidade BNCC: EF15LP05.

6. Jogos de Tabuleiro em Inglês

Utilizar jogos de tabuleiro que envolvam perguntas e respostas em inglês. Os alunos podem jogar em grupos, o que promove a interação e o aprendizado de forma lúdica. Habilidade BNCC: EF15LP06.

7. Descrição de Imagens

Apresentar imagens diversas e pedir aos alunos que as descrevam em inglês. Essa atividade desenvolve a habilidade de observação e a construção de frases. Habilidade BNCC: EF15LP07.

8. Debates sobre Temas Atuais

Organizar debates em inglês sobre temas atuais, onde os alunos devem argumentar e defender suas opiniões. Essa atividade estimula o pensamento crítico e a prática da oralidade. Habilidade BNCC: EF15LP08.

9. Criação de Vídeos

Os alunos podem criar pequenos vídeos em inglês, abordando um tema de interesse. Essa atividade integra tecnologia e estimula a criatividade, além de trabalhar a expressão oral. Habilidade BNCC: EF15LP09.

10. Jogos de Role-Playing

Propor situações do cotidiano onde os alunos devem atuar em inglês, como ir ao restaurante ou fazer compras. Essa atividade ajuda a simular a vida real e a praticar o idioma de forma contextualizada. Habilidade BNCC: EF15LP10.

11. Leitura de Contos em Inglês

Selecionar contos curtos em inglês e realizar a leitura em sala. Após a leitura, os alunos podem discutir o enredo e os personagens, promovendo a compreensão de texto. Habilidade BNCC: EF15LP11.

12. Criação de Blogs em Inglês

Os alunos podem criar um blog onde escrevem sobre temas de seu interesse em inglês. Essa atividade estimula a escrita e a pesquisa, além de permitir que compartilhem suas ideias. Habilidade BNCC: EF15LP12.

13. Jogos de Palavras Cruzadas

Elaborar palavras cruzadas com vocabulário aprendido em aula. Essa atividade é uma forma divertida de revisar o conteúdo e fixar o aprendizado. Habilidade BNCC: EF15LP13.

14. Apresentações em Grupo

Os alunos podem trabalhar em grupos para preparar uma apresentação sobre um tema específico em inglês. Essa atividade desenvolve a habilidade de pesquisa e a apresentação oral. Habilidade BNCC: EF15LP14.

15. Atividades de Escuta

Utilizar áudios ou vídeos em inglês e pedir aos alunos que respondam perguntas sobre o conteúdo. Essa atividade ajuda a desenvolver a compreensão auditiva e a atenção aos detalhes. Habilidade BNCC: EF15LP15.