15 Ideias de Atividades (BNCC) de inglês para educação infantil

1. Jogo de Memória com Palavras em Inglês

Uma atividade divertida que envolve a criação de um jogo de memória utilizando cartões com palavras em inglês e suas respectivas imagens. Os alunos devem encontrar os pares correspondentes, o que ajuda a desenvolver a memória visual e a associação de palavras. Essa atividade está alinhada à habilidade BNCC EF15LP01, que aborda a identificação de palavras em diferentes contextos.

2. Contação de Histórias em Inglês

Os professores podem escolher um livro infantil em inglês e contar a história para os alunos, utilizando recursos visuais e sonoros. Após a leitura, os alunos podem ser incentivados a recontar a história em suas próprias palavras, promovendo a expressão oral e a compreensão de texto. Essa atividade se relaciona com a habilidade BNCC EF15LP02, que foca na compreensão de narrativas.

3. Música e Dança

Integrar músicas em inglês com coreografias simples é uma excelente maneira de ensinar vocabulário e frases. Os alunos podem aprender canções populares infantis, acompanhadas de movimentos, o que facilita a memorização e torna o aprendizado mais dinâmico. Essa atividade está alinhada à habilidade BNCC EF15LP03, que envolve a prática de diferentes formas de expressão.

4. Caça ao Tesouro em Inglês

Organizar uma caça ao tesouro onde as pistas estão escritas em inglês é uma forma lúdica de ensinar vocabulário. Os alunos devem seguir as instruções em inglês para encontrar os objetos escondidos, promovendo a leitura e a interpretação. Essa atividade se relaciona com a habilidade BNCC EF15LP04, que trata da leitura e interpretação de textos em diferentes formatos.

5. Atividades de Artesanato com Vocabulário

Os alunos podem criar artesanato relacionado a temas em inglês, como animais ou objetos do cotidiano. Durante a atividade, o professor pode ensinar o nome dos itens em inglês, promovendo a prática do vocabulário de forma prática e visual. Essa atividade está alinhada à habilidade BNCC EF15LP05, que envolve a produção de textos e a utilização de diferentes linguagens.

6. Jogos de Role-Playing

Os alunos podem participar de jogos de interpretação de papéis, onde devem usar o inglês para se comunicar em situações do dia a dia, como ir ao mercado ou fazer uma visita. Essa prática ajuda a desenvolver a fluência e a confiança na fala. Essa atividade se relaciona com a habilidade BNCC EF15LP06, que foca na interação em diferentes contextos.

7. Desenho e Descrição

Após uma atividade de desenho, os alunos podem descrever suas criações em inglês. Essa prática estimula a criatividade e a capacidade de descrever objetos e sentimentos. Essa atividade está alinhada à habilidade BNCC EF15LP07, que envolve a produção de textos descritivos.

8. Jogos de Tabuleiro em Inglês

Utilizar jogos de tabuleiro que envolvam perguntas e respostas em inglês pode ser uma forma divertida de revisar o vocabulário aprendido. Os alunos jogam em grupos, o que promove a interação e a prática da língua. Essa atividade se relaciona com a habilidade BNCC EF15LP08, que trata da interação oral em diferentes contextos.

9. Vídeos Educativos

Assistir a vídeos educativos em inglês e discutir o conteúdo em sala de aula é uma ótima maneira de expor os alunos à língua. Após a exibição, os alunos podem responder perguntas sobre o vídeo, promovendo a compreensão auditiva. Essa atividade está alinhada à habilidade BNCC EF15LP09, que envolve a compreensão de diferentes tipos de textos.

10. Criação de Cartazes

Os alunos podem criar cartazes com palavras e imagens em inglês sobre temas específicos, como animais ou alimentos. Essa atividade promove a pesquisa e a apresentação de informações, além de estimular a criatividade. Essa atividade se relaciona com a habilidade BNCC EF15LP10, que foca na produção de textos informativos.