15 Ideias de Atividades (BNCC) de inglês para 6ª série

1. Jogo de Vocabulário

Uma atividade divertida que envolve a criação de um jogo de tabuleiro onde os alunos devem responder perguntas em inglês para avançar. As perguntas podem incluir vocabulário relacionado a temas estudados, como família, escola e hobbies. Essa atividade estimula a prática oral e a memorização de palavras. Habilidade BNCC: EF15LP01.

2. Criação de Histórias em Quadrinhos

Os alunos podem criar suas próprias histórias em quadrinhos utilizando diálogos em inglês. Essa atividade incentiva a criatividade e a prática da escrita. Os alunos devem usar vocabulário apropriado e estruturas gramaticais corretas. Habilidade BNCC: EF15LP02.

3. Apresentação de Projetos

Os alunos podem desenvolver um projeto sobre um tema de interesse e apresentá-lo em inglês para a turma. Essa atividade ajuda a desenvolver habilidades de fala e escuta, além de promover a pesquisa em inglês. Habilidade BNCC: EF15LP03.

4. Música e Análise de Letras

Escolher uma música em inglês e analisar a letra com os alunos. Eles podem discutir o significado das palavras e expressões, além de praticar a escuta. Essa atividade é ótima para trabalhar a compreensão auditiva. Habilidade BNCC: EF15LP04.

5. Entrevistas em Dupla

Os alunos podem realizar entrevistas entre si, fazendo perguntas em inglês sobre temas pessoais ou escolares. Essa atividade promove a conversação e a prática de perguntas e respostas. Habilidade BNCC: EF15LP05.

6. Jogo de Role-Playing

Os alunos podem participar de uma atividade de role-playing onde assumem diferentes personagens e encenam situações cotidianas. Isso ajuda a desenvolver a fluência e a confiança ao falar em inglês. Habilidade BNCC: EF15LP06.

7. Criação de Vídeos

Os alunos podem criar pequenos vídeos em inglês sobre um tema de sua escolha. Eles devem escrever um roteiro e atuar, o que estimula a criatividade e a prática da língua. Habilidade BNCC: EF15LP07.

8. Jogos de Palavras Cruzadas

Os alunos podem resolver palavras cruzadas em inglês que envolvem vocabulário aprendido em sala de aula. Essa atividade é uma forma lúdica de revisar o conteúdo. Habilidade BNCC: EF15LP08.

9. Debates em Grupo

Organizar um debate sobre um tema relevante onde os alunos devem apresentar argumentos em inglês. Essa atividade desenvolve habilidades de argumentação e escuta ativa. Habilidade BNCC: EF15LP09.

10. Criação de Cartazes

Os alunos podem criar cartazes informativos sobre um tema em inglês, utilizando imagens e texto. Essa atividade estimula a pesquisa e a apresentação visual de informações. Habilidade BNCC: EF15LP10.

11. Leitura de Contos

Selecionar contos curtos em inglês para leitura em sala. Após a leitura, os alunos podem discutir o enredo e os personagens, promovendo a compreensão de texto. Habilidade BNCC: EF15LP11.

12. Jogos de Bingo de Vocabulário

Criar um jogo de bingo utilizando palavras em inglês. Os alunos devem ouvir as palavras e marcá-las em seus cartões, o que ajuda na memorização e reconhecimento do vocabulário. Habilidade BNCC: EF15LP12.

13. Atividades de Escuta Ativa

Realizar atividades de escuta onde os alunos devem ouvir diálogos em inglês e responder a perguntas sobre o que ouviram. Isso desenvolve a compreensão auditiva e a atenção. Habilidade BNCC: EF15LP13.

14. Criação de Blogs

Os alunos podem criar um blog em inglês onde escrevem sobre suas experiências e interesses. Essa atividade incentiva a escrita e a expressão pessoal. Habilidade BNCC: EF15LP14.

15. Dramatização de Cenas

Os alunos podem escolher uma cena de um filme ou livro e dramatizá-la em inglês. Isso ajuda a desenvolver a fluência e a compreensão de contextos culturais. Habilidade BNCC: EF15LP15.