15 Ideias de Atividades (BNCC) de inglês ensino médio

1. Debates sobre Temas Atuais

Organize debates em sala de aula sobre temas atuais, como mudanças climáticas, direitos humanos ou tecnologia. Essa atividade estimula a argumentação e a expressão oral dos alunos, além de promover a pesquisa em inglês. As habilidades BNCC correspondentes incluem: EF15LP01 e EF15LP02.

2. Criação de Podcasts

Os alunos podem criar um podcast em inglês sobre um tema de interesse, como cultura pop ou esportes. Essa atividade desenvolve a escuta ativa e a produção oral, além de permitir que os alunos explorem diferentes formatos de mídia. Habilidades BNCC: EF15LP03 e EF15LP04.

3. Análise de Letras de Músicas

Escolha músicas em inglês e analise as letras com os alunos. Discuta o significado, o contexto cultural e as emoções transmitidas. Essa atividade enriquece o vocabulário e a compreensão de textos. Habilidades BNCC: EF15LP05 e EF15LP06.

4. Dramatizações de Cenas de Filmes

Os alunos podem escolher cenas de filmes em inglês e dramatizá-las em sala de aula. Essa atividade estimula a criatividade e a expressão corporal, além de melhorar a pronúncia e a fluência. Habilidades BNCC: EF15LP07 e EF15LP08.

5. Produção de Vídeos

Os alunos podem criar vídeos curtos em inglês sobre um tema específico, como turismo ou culinária. Essa atividade envolve planejamento, roteirização e edição, desenvolvendo habilidades de comunicação e tecnologia. Habilidades BNCC: EF15LP09 e EF15LP10.

6. Jogos de Role-Playing

Implemente jogos de role-playing onde os alunos assumem diferentes papéis em situações cotidianas. Essa atividade melhora a fluência e a capacidade de improvisação em inglês. Habilidades BNCC: EF15LP11 e EF15LP12.

7. Criação de Blogs

Os alunos podem criar um blog em inglês sobre um tema que lhes interesse. Essa atividade desenvolve a escrita e a pesquisa, além de permitir a troca de ideias com outros alunos. Habilidades BNCC: EF15LP13 e EF15LP14.

8. Entrevistas com Nativos

Promova entrevistas com falantes nativos de inglês, seja presencialmente ou virtualmente. Essa atividade proporciona uma experiência autêntica de conversação e compreensão auditiva. Habilidades BNCC: EF15LP15 e EF15LP16.

9. Análise de Artigos de Opinião

Os alunos podem ler e analisar artigos de opinião em inglês, discutindo os argumentos apresentados. Essa atividade desenvolve a crítica e a argumentação, além de ampliar o vocabulário. Habilidades BNCC: EF15LP17 e EF15LP18.

10. Criação de Histórias em Quadrinhos

Os alunos podem criar histórias em quadrinhos em inglês, utilizando diálogos e narrativas. Essa atividade estimula a criatividade e a escrita, além de ser uma forma divertida de aprender. Habilidades BNCC: EF15LP19 e EF15LP20.

11. Apresentações de Projetos

Os alunos podem desenvolver projetos sobre temas variados e apresentá-los em inglês para a turma. Essa atividade melhora a habilidade de falar em público e a organização de ideias. Habilidades BNCC: EF15LP21 e EF15LP22.

12. Leitura de Livros em Inglês

Incentive a leitura de livros em inglês, seguidos de discussões em grupo. Essa atividade enriquece o vocabulário e a compreensão de texto, além de promover o hábito da leitura. Habilidades BNCC: EF15LP23 e EF15LP24.

13. Criação de Cartazes Informativos

Os alunos podem criar cartazes informativos sobre temas de interesse, utilizando o inglês. Essa atividade estimula a pesquisa e a criatividade, além de ser uma forma visual de aprendizado. Habilidades BNCC: EF15LP25 e EF15LP26.

14. Discussões em Grupo

Promova discussões em grupo sobre temas relevantes, onde os alunos devem expressar suas opiniões em inglês. Essa atividade desenvolve a argumentação e a escuta ativa. Habilidades BNCC: EF15LP27 e EF15LP28.

15. Jogos de Vocabulário

Utilize jogos de vocabulário, como palavras cruzadas ou bingo, para reforçar o aprendizado de novas palavras em inglês. Essa atividade torna o aprendizado mais dinâmico e divertido. Habilidades BNCC: EF15LP29 e EF15LP30.