15 Ideias de Atividades (BNCC) de inglês ensino fundamental II

1. Jogo de Vocabulário

Uma atividade interativa onde os alunos jogam um jogo de palavras em inglês. Os alunos podem ser divididos em grupos e receber cartas com palavras em inglês. O objetivo é que eles formem frases corretas usando essas palavras. Essa atividade desenvolve a habilidade de escrita e fala, além de ampliar o vocabulário. Habilidade BNCC: EF15LP01.

2. Teatro de Fantoches

Os alunos criam fantoches e desenvolvem uma pequena peça em inglês. Essa atividade estimula a criatividade e a prática da língua, permitindo que os alunos se expressem de forma lúdica. Habilidade BNCC: EF15LP02.

3. Entrevista em Duplas

Os alunos se dividem em duplas e realizam entrevistas um com o outro, utilizando perguntas em inglês. Após a atividade, cada aluno apresenta seu parceiro para a turma. Essa prática melhora a fluência e a compreensão oral. Habilidade BNCC: EF15LP03.

4. Criação de Histórias em Quadrinhos

Os alunos criam histórias em quadrinhos em inglês, utilizando diálogos e narrativas simples. Essa atividade incentiva a leitura e a escrita, além de permitir que os alunos explorem a estrutura de histórias. Habilidade BNCC: EF15LP04.

5. Música e Letras

Os alunos escolhem uma música em inglês, analisam a letra e discutem seu significado. Em seguida, podem criar uma apresentação em grupo sobre a música. Essa atividade ajuda na compreensão auditiva e na interpretação de textos. Habilidade BNCC: EF15LP05.

6. Jogo de Role-Playing

Os alunos participam de um jogo de simulação onde assumem papéis diferentes e interagem em inglês. Essa atividade é excelente para praticar situações do dia a dia e desenvolver a conversação. Habilidade BNCC: EF15LP06.

7. Debate em Classe

Os alunos escolhem um tema relevante e se dividem em grupos para debater em inglês. Essa atividade estimula o pensamento crítico e a argumentação, além de melhorar a habilidade de fala. Habilidade BNCC: EF15LP07.

8. Criação de Vídeos

Os alunos produzem vídeos curtos em inglês sobre um tema de interesse. Eles podem trabalhar em grupos e apresentar seus vídeos para a turma. Essa atividade desenvolve habilidades de comunicação e criatividade. Habilidade BNCC: EF15LP08.

9. Caça-Palavras Temático

Os alunos participam de uma caça-palavras com vocabulário específico em inglês. Essa atividade é divertida e ajuda a fixar o aprendizado de novas palavras. Habilidade BNCC: EF15LP09.

10. Desenho e Descrição

Os alunos desenham uma cena e, em seguida, descrevem em inglês o que desenharam. Essa atividade estimula a criatividade e a habilidade de descrever objetos e ações. Habilidade BNCC: EF15LP10.

11. Jogo de Adivinhação

Os alunos jogam um jogo de adivinhação onde devem descrever um objeto ou animal em inglês, enquanto os outros tentam adivinhar. Essa atividade melhora a habilidade de descrição e vocabulário. Habilidade BNCC: EF15LP11.

12. Criação de Cartazes

Os alunos criam cartazes informativos sobre um tema em inglês, utilizando imagens e textos. Essa atividade promove a pesquisa e a apresentação de informações de forma visual. Habilidade BNCC: EF15LP12.

13. Jogos de Tabuleiro em Inglês

Os alunos jogam jogos de tabuleiro que envolvem perguntas e respostas em inglês. Essa atividade é uma forma divertida de revisar conteúdos e praticar a língua. Habilidade BNCC: EF15LP13.

14. Leitura de Contos

Os alunos leem contos em inglês e, em seguida, discutem a história em grupo. Essa atividade melhora a compreensão de leitura e a capacidade de análise. Habilidade BNCC: EF15LP14.

15. Criação de Blogs

Os alunos criam um blog em inglês onde podem escrever sobre seus interesses, hobbies ou experiências. Essa atividade incentiva a escrita e a expressão pessoal. Habilidade BNCC: EF15LP15.