15 Ideias de Atividades (BNCC) de Inglês com Filme

1. Análise de Personagens

Os alunos assistem a um filme em inglês e, em seguida, são divididos em grupos para discutir as características dos personagens principais. Cada grupo deve criar um cartaz que destaque as qualidades e fraquezas dos personagens, utilizando adjetivos em inglês. Essa atividade atende à habilidade BNCC EF15LP01, que envolve a análise de textos e a produção de conteúdo em diferentes formatos.

2. Criação de Diálogos Alternativos

Nesta atividade, os alunos escolhem uma cena do filme e escrevem diálogos alternativos para ela. Em seguida, eles encenam a nova versão da cena para a turma. Essa atividade pode ser vinculada à habilidade BNCC EF15LP02, que incentiva a produção de textos orais e escritos em diferentes contextos.

3. Debate sobre Temas do Filme

Após assistir ao filme, os alunos participam de um debate sobre os temas abordados, como amizade, coragem ou superação. Os alunos devem usar vocabulário específico e expressões em inglês. Essa atividade se relaciona com a habilidade BNCC EF15LP03, que envolve a argumentação e a defesa de pontos de vista.

4. Resumo Criativo

Os alunos devem escrever um resumo do filme, mas com um toque criativo: eles podem usar diferentes formatos, como uma carta, um diário ou um artigo de jornal. Essa atividade atende à habilidade BNCC EF15LP04, que foca na produção de textos de diferentes gêneros.

5. Jogo de Perguntas e Respostas

Após a exibição do filme, os alunos participam de um jogo de perguntas e respostas sobre a trama e os personagens. As perguntas devem ser formuladas em inglês, promovendo a compreensão auditiva e a expressão oral. Essa atividade está alinhada à habilidade BNCC EF15LP05, que envolve a compreensão e produção de perguntas em inglês.

6. Criação de um Trailer

Os alunos são desafiados a criar um trailer do filme que assistiram, utilizando trechos da obra e narração em inglês. Eles podem usar ferramentas digitais para editar o vídeo. Essa atividade se relaciona com a habilidade BNCC EF15LP06, que incentiva a produção de conteúdos audiovisuais.

7. Análise de Trilha Sonora

Os alunos escutam a trilha sonora do filme e discutem como as músicas contribuem para a narrativa. Em seguida, eles escrevem uma breve análise em inglês. Essa atividade atende à habilidade BNCC EF15LP07, que envolve a interpretação de diferentes linguagens artísticas.

8. Criação de um Blog sobre o Filme

Os alunos criam um blog em grupo onde escrevem resenhas e comentários sobre o filme. Eles devem usar vocabulário apropriado e expressões em inglês. Essa atividade se alinha à habilidade BNCC EF15LP08, que foca na produção de textos para mídias digitais.

9. Comparação com o Livro

Se o filme for baseado em um livro, os alunos devem comparar as duas versões, destacando diferenças e semelhanças. Eles podem apresentar suas conclusões em um formato de apresentação oral. Essa atividade atende à habilidade BNCC EF15LP09, que envolve a comparação de diferentes textos.

10. Criação de um Quiz Interativo

Os alunos desenvolvem um quiz interativo sobre o filme, utilizando plataformas digitais. Eles devem incluir perguntas sobre a trama, personagens e temas, e apresentar o quiz para a turma. Essa atividade se relaciona com a habilidade BNCC EF15LP10, que incentiva a criação de conteúdos interativos.