15 Ideias de Atividades (BNCC) de inglês 1º ano ensino fundamental

1. Jogo de Memória com Vocabulário

Uma atividade divertida que envolve a criação de um jogo de memória utilizando cartões com palavras em inglês e suas respectivas imagens. Os alunos devem encontrar os pares correspondentes, o que ajuda na fixação do vocabulário. Essa atividade está alinhada à habilidade EF15LP01, que aborda a identificação de palavras e expressões em diferentes contextos.

2. Música e Movimento

Utilizar músicas infantis em inglês para ensinar novas palavras e frases. Os alunos podem acompanhar a letra e realizar movimentos que representem as ações descritas na canção. Essa atividade promove a habilidade EF15LP02, que envolve a compreensão de mensagens em diferentes contextos.

3. Contação de Histórias

Contar histórias simples em inglês, utilizando fantoches ou ilustrações. Após a contação, os alunos podem discutir a história e responder perguntas simples, desenvolvendo a habilidade EF15LP03, que se refere à compreensão de textos orais e escritos.

4. Cartazes de Vocabulário

Os alunos podem criar cartazes com palavras e imagens que representem diferentes temas, como animais, cores e alimentos. Essa atividade estimula a criatividade e está alinhada à habilidade EF15LP04, que envolve a produção de textos orais e escritos.

5. Atividade de Role-Play

Promover situações de role-play onde os alunos devem usar o inglês para se comunicar em cenários do dia a dia, como ir ao mercado ou fazer uma visita. Essa prática desenvolve a habilidade EF15LP05, que se refere à interação em língua inglesa.

6. Bingo de Palavras

Criar um jogo de bingo com palavras em inglês. Os alunos devem ouvir as palavras ditadas e marcar em suas cartelas. Essa atividade ajuda na escuta e reconhecimento de palavras, alinhando-se à habilidade EF15LP06, que envolve a compreensão auditiva.

7. Desenho e Descrição

Os alunos desenham uma cena e, em seguida, descrevem o que desenharam em inglês. Essa atividade estimula a expressão oral e está relacionada à habilidade EF15LP07, que envolve a produção de descrições orais.

8. Caça ao Tesouro de Palavras

Organizar uma caça ao tesouro onde os alunos devem encontrar objetos pela sala que correspondam a palavras em inglês. Essa atividade promove a aprendizagem ativa e está alinhada à habilidade EF15LP08, que envolve a identificação de palavras em contextos diversos.

9. Jogos de Perguntas e Respostas

Realizar um jogo de perguntas e respostas em inglês, onde os alunos devem responder a perguntas simples sobre si mesmos ou sobre o que aprenderam. Essa atividade desenvolve a habilidade EF15LP09, que se refere à interação oral.

10. Criação de Histórias em Quadrinhos

Os alunos podem criar histórias em quadrinhos utilizando diálogos em inglês. Essa atividade estimula a criatividade e a produção escrita, alinhando-se à habilidade EF15LP10, que envolve a produção de textos escritos.

11. Atividade de Classificação

Os alunos recebem uma lista de palavras em inglês e devem classificá-las em categorias, como animais, objetos e comidas. Essa atividade ajuda na organização do vocabulário e está alinhada à habilidade EF15LP11, que envolve a compreensão de categorias lexicais.

12. Teatro de Fantoches

Os alunos podem criar um pequeno teatro de fantoches e encenar diálogos em inglês. Essa atividade estimula a expressão oral e a criatividade, alinhando-se à habilidade EF15LP12, que envolve a produção oral em contextos lúdicos.

13. Jogo de Adivinhação

Promover um jogo onde os alunos devem adivinhar a palavra em inglês a partir de dicas dadas em inglês. Essa atividade desenvolve a habilidade EF15LP13, que envolve a compreensão e produção oral.

14. Atividade de Reciclagem de Palavras

Os alunos podem criar novas palavras a partir de letras de palavras conhecidas. Essa atividade estimula o raciocínio e a criatividade, alinhando-se à habilidade EF15LP14, que envolve a manipulação de palavras e letras.

15. Desenho de Emoções

Os alunos desenham rostos que representam diferentes emoções e, em seguida, descrevem essas emoções em inglês. Essa atividade promove a expressão oral e está alinhada à habilidade EF15LP15, que envolve a descrição de sentimentos e emoções.