15 Ideias de Atividades (BNCC) de história séries iniciais

1. Linha do Tempo da História

Uma atividade que envolve a construção de uma linha do tempo com eventos históricos significativos. Os alunos podem pesquisar e apresentar eventos que marcaram a história do Brasil, como a chegada dos portugueses, a independência e a Proclamação da República. Essa atividade desenvolve a habilidade EF02HI01, que trata da identificação de eventos históricos e suas consequências.

2. Jogo de Perguntas e Respostas

Os alunos podem participar de um jogo de perguntas e respostas sobre a história do Brasil. As perguntas podem abranger temas como a cultura indígena, a colonização e a escravidão. Essa atividade estimula a pesquisa e a discussão, promovendo a habilidade EF02HI02, que envolve a análise de diferentes fontes históricas.

3. Criação de Cartazes Temáticos

Os alunos podem criar cartazes sobre diferentes períodos da história brasileira, como o Brasil Colônia ou o Brasil Império. Essa atividade permite que os alunos expressem sua criatividade e aprendam sobre a importância de cada período, desenvolvendo a habilidade EF02HI03, que se refere à compreensão de mudanças e permanências na história.

4. Teatro de Fantoches

Os alunos podem criar uma peça de teatro de fantoches que represente um evento histórico, como a chegada de Dom Pedro I ao Brasil. Essa atividade incentiva a dramatização e a interpretação, promovendo a habilidade EF02HI04, que envolve a capacidade de expressar e comunicar ideias sobre a história.

5. Entrevista com Personagens Históricos

Os alunos podem realizar entrevistas simuladas com personagens históricos, como Tiradentes ou Dona Maria I. Essa atividade estimula a pesquisa e a empatia, desenvolvendo a habilidade EF02HI05, que trata da compreensão de diferentes perspectivas históricas.

6. Mapa Conceitual da História

Os alunos podem criar um mapa conceitual que relacione diferentes eventos e figuras históricas. Essa atividade ajuda a visualizar conexões entre os eventos, promovendo a habilidade EF02HI06, que envolve a organização do conhecimento histórico.

7. Diário de um Personagem Histórico

Os alunos podem escrever um diário do ponto de vista de um personagem histórico, narrando eventos importantes de sua vida. Essa atividade estimula a escrita criativa e a pesquisa, desenvolvendo a habilidade EF02HI07, que se refere à construção de narrativas históricas.

8. Exposição de Artefatos Históricos

Os alunos podem trazer objetos que representem a cultura e a história do Brasil, como utensílios indígenas ou itens da época colonial. Essa atividade promove a valorização do patrimônio cultural, desenvolvendo a habilidade EF02HI08, que trata da apreciação de diferentes culturas e suas contribuições para a história.

9. Jogos de Tabuleiro Temáticos

Os alunos podem criar jogos de tabuleiro que abordem temas históricos, como a Revolução Industrial ou a Era Vargas. Essa atividade estimula o trabalho em grupo e a criatividade, promovendo a habilidade EF02HI09, que envolve a aplicação de conhecimentos históricos em contextos lúdicos.

10. Pesquisa sobre a História Local

Os alunos podem realizar uma pesquisa sobre a história de sua cidade ou região, entrevistando moradores mais velhos e coletando informações sobre eventos locais. Essa atividade promove a valorização da história local, desenvolvendo a habilidade EF02HI10, que se refere à compreensão da história em diferentes escalas.

11. Criação de Vídeos Educativos

Os alunos podem produzir vídeos educativos sobre temas históricos, utilizando recursos como animações e dramatizações. Essa atividade estimula a tecnologia e a criatividade, promovendo a habilidade EF02HI11, que envolve a comunicação de ideias históricas por meio de diferentes mídias.

12. Debate sobre Temas Históricos

Os alunos podem participar de um debate sobre temas controversos da história, como a escravidão ou a colonização. Essa atividade estimula o pensamento crítico e a argumentação, desenvolvendo a habilidade EF02HI12, que se refere à análise de diferentes pontos de vista históricos.

13. Criação de um Jornal Histórico

Os alunos podem criar um jornal que aborde eventos históricos, com notícias, entrevistas e reportagens. Essa atividade estimula a pesquisa e a escrita, promovendo a habilidade EF02HI13, que envolve a produção de textos informativos sobre a história.

14. Visita a Museus Virtuais

Os alunos podem explorar museus virtuais que apresentam a história do Brasil, como o Museu da Inconfidência. Essa atividade promove a educação a distância e a valorização do patrimônio cultural, desenvolvendo a habilidade EF02HI14, que se refere à utilização de tecnologias para o aprendizado histórico.

15. Criação de uma Linha do Tempo Digital

Os alunos podem utilizar ferramentas digitais para criar uma linha do tempo interativa que represente eventos históricos. Essa atividade estimula o uso de tecnologia e a criatividade, promovendo a habilidade EF02HI15, que envolve a apresentação de informações históricas de forma inovadora.