15 Ideias de Atividades (BNCC) de história para 6º ano

1. Linha do Tempo da História do Brasil

Uma atividade que envolve a construção de uma linha do tempo pode ser extremamente enriquecedora para os alunos do 6º ano. Os estudantes podem pesquisar eventos importantes da história do Brasil e organizá-los cronologicamente. Essa atividade desenvolve a habilidade de identificar e relacionar diferentes períodos históricos, conforme a habilidade BNCC (EF06HI01).

2. Jogo de Perguntas e Respostas sobre a História

Os alunos podem participar de um jogo de perguntas e respostas, onde cada questão aborda um tema específico da história brasileira. Essa dinâmica estimula a pesquisa e a discussão em grupo, além de promover o aprendizado colaborativo. A atividade está alinhada à habilidade BNCC (EF06HI02).

3. Criação de um Diário de um Personagem Histórico

Nesta atividade, os alunos escolhem um personagem histórico e escrevem entradas de diário como se fossem essa pessoa. Isso ajuda a desenvolver a empatia e a compreensão dos contextos históricos, atendendo à habilidade BNCC (EF06HI03).

4. Mapa Conceitual sobre as Civilizações Antigas

Os alunos podem criar mapas conceituais que relacionem as principais civilizações antigas, suas características e contribuições para a história. Essa atividade estimula o pensamento crítico e a organização do conhecimento, conforme a habilidade BNCC (EF06HI04).

5. Debate sobre Temas Históricos Contemporâneos

Organizar um debate em sala de aula sobre temas históricos que influenciam a sociedade atual pode ser uma excelente forma de engajar os alunos. Essa atividade promove a argumentação e a pesquisa, alinhando-se à habilidade BNCC (EF06HI05).

6. Produção de Vídeos sobre Eventos Históricos

Os alunos podem produzir vídeos curtos que expliquem eventos históricos relevantes. Essa atividade estimula a criatividade e o uso de tecnologias, além de desenvolver a habilidade de comunicação, conforme a habilidade BNCC (EF06HI06).

7. Análise de Documentos Históricos

Os alunos podem trabalhar com documentos históricos, como cartas, fotos e jornais, para analisar e interpretar o contexto em que foram produzidos. Essa atividade desenvolve a habilidade de análise crítica, conforme a habilidade BNCC (EF06HI07).

8. Visita Virtual a Museus

Com a tecnologia, é possível realizar visitas virtuais a museus que abordam a história do Brasil e do mundo. Os alunos podem fazer anotações e discutir as exposições, alinhando-se à habilidade BNCC (EF06HI08).

9. Criação de uma Exposição Histórica

Os alunos podem organizar uma exposição sobre um tema histórico específico, utilizando cartazes, maquetes e outros recursos visuais. Essa atividade estimula o trabalho em equipe e a pesquisa, conforme a habilidade BNCC (EF06HI09).

10. Estudo de Caso sobre um Conflito Histórico

Os alunos podem realizar um estudo de caso sobre um conflito histórico, analisando suas causas, consequências e resoluções. Essa atividade desenvolve a capacidade de análise e reflexão crítica, alinhando-se à habilidade BNCC (EF06HI10).