15 Ideias de Atividades (BNCC) de história ensino fundamental 1

1. Linha do Tempo da História

Uma atividade que envolve a criação de uma linha do tempo, onde os alunos devem pesquisar e organizar eventos históricos relevantes do Brasil e do mundo. Essa atividade pode ser realizada em grupos, estimulando a colaboração e a troca de informações. A habilidade BNCC correspondente é EF02HI01, que aborda a identificação de eventos significativos da história.

2. Jogo de Perguntas e Respostas

Os alunos podem participar de um jogo de perguntas e respostas sobre temas históricos abordados em sala de aula. Essa atividade pode ser feita em formato de quiz, utilizando plataformas digitais ou em papel. A habilidade BNCC relacionada é EF02HI02, que incentiva a pesquisa e a construção de conhecimento histórico.

3. Criação de Cartazes Temáticos

Os alunos podem criar cartazes que representem diferentes períodos históricos, como a Era Colonial, a Independência do Brasil, entre outros. Essa atividade estimula a criatividade e a pesquisa, além de promover a apresentação oral. A habilidade BNCC correspondente é EF02HI03, que envolve a análise de diferentes fontes históricas.

4. Teatro de Fantoches

Os alunos podem desenvolver uma peça de teatro utilizando fantoches para representar eventos históricos. Essa atividade promove a expressão artística e a compreensão de contextos históricos. A habilidade BNCC relacionada é EF02HI04, que busca a interpretação de narrativas históricas.

5. Entrevista com Personagens Históricos

Os alunos podem realizar entrevistas simuladas com personagens históricos, onde cada um deve pesquisar e representar a vida e as contribuições desse personagem. Essa atividade estimula a pesquisa e a empatia. A habilidade BNCC correspondente é EF02HI05, que envolve a compreensão da importância de figuras históricas.

6. Mapa Conceitual de Civilizações Antigas

Os alunos podem criar mapas conceituais que relacionem diferentes civilizações antigas, como Egito, Grécia e Roma. Essa atividade ajuda na organização do conhecimento e na visualização de conexões históricas. A habilidade BNCC relacionada é EF02HI06, que aborda a diversidade cultural e histórica.

7. Diário de um Personagem Histórico

Os alunos podem escrever um diário fictício de um personagem histórico, descrevendo eventos importantes de sua vida e suas percepções sobre a época. Essa atividade estimula a escrita criativa e a pesquisa. A habilidade BNCC correspondente é EF02HI07, que envolve a produção de textos históricos.

8. Exposição de Artefatos Históricos

Os alunos podem trazer objetos que representem diferentes períodos históricos e realizar uma exposição em sala de aula. Essa atividade promove a pesquisa e a apresentação oral. A habilidade BNCC relacionada é EF02HI08, que busca a análise de fontes materiais da história.

9. Criação de um Jornal Histórico

Os alunos podem criar um jornal que aborde eventos históricos, como se estivessem reportando na época. Essa atividade estimula a pesquisa, a escrita e a criatividade. A habilidade BNCC correspondente é EF02HI09, que envolve a produção de textos informativos.

10. Visita Virtual a Museus

Os alunos podem participar de visitas virtuais a museus e exposições históricas, explorando acervos e aprendendo sobre a história de forma interativa. Essa atividade promove o uso de tecnologia e a pesquisa. A habilidade BNCC relacionada é EF02HI10, que incentiva a utilização de diferentes fontes de informação.