15 Ideias de Atividades (BNCC) de história 6º ao 9º ano

1. Criação de Linha do Tempo Histórica

Uma atividade que envolve a construção de uma linha do tempo pode ajudar os alunos a visualizar a sequência de eventos históricos. Os alunos podem trabalhar em grupos para pesquisar e apresentar diferentes períodos da história, como a Idade Média ou a Era Moderna. Essa atividade está alinhada com a habilidade BNCC (História) – EF06HI01, que aborda a análise de diferentes períodos históricos.

2. Debates sobre Temas Históricos

Organizar debates em sala de aula sobre temas como a Revolução Industrial ou a Independência do Brasil pode estimular o pensamento crítico dos alunos. Os estudantes podem ser divididos em grupos, cada um defendendo um ponto de vista. Essa atividade se relaciona com a habilidade BNCC – EF07HI02, que incentiva a argumentação e a análise de diferentes perspectivas históricas.

3. Produção de Documentários

Os alunos podem criar documentários curtos sobre eventos históricos significativos, utilizando recursos audiovisuais. Essa atividade promove a pesquisa e a síntese de informações, alinhando-se à habilidade BNCC – EF08HI03, que envolve a produção de textos e a utilização de diferentes linguagens.

4. Jogo de Perguntas e Respostas

Um jogo de perguntas e respostas sobre fatos históricos pode ser uma forma divertida de revisar o conteúdo. Os alunos podem se dividir em equipes e competir para ver quem responde mais perguntas corretamente. Essa atividade está relacionada à habilidade BNCC – EF09HI04, que envolve a identificação de informações relevantes em fontes históricas.

5. Análise de Fontes Históricas

Os alunos podem trabalhar com documentos históricos, como cartas, fotos e jornais, para analisar e interpretar informações. Essa atividade desenvolve habilidades de pesquisa e análise crítica, alinhando-se à habilidade BNCC – EF06HI05, que aborda a leitura e interpretação de diferentes fontes.

6. Criação de um Museu Virtual

Os alunos podem criar um museu virtual sobre um tema histórico específico, utilizando plataformas digitais. Essa atividade estimula a criatividade e a pesquisa, alinhando-se à habilidade BNCC – EF07HI06, que envolve a produção de exposições e a utilização de tecnologias digitais.

7. Estudo de Caso: Personagens Históricos

Os alunos podem escolher um personagem histórico e realizar uma pesquisa aprofundada sobre sua vida e contribuições. Em seguida, podem apresentar suas descobertas para a turma. Essa atividade se relaciona com a habilidade BNCC – EF08HI07, que incentiva a análise de biografias e suas influências na história.

8. Simulação de Eventos Históricos

Os alunos podem participar de simulações de eventos históricos, como assembleias ou tratados. Essa atividade permite que os alunos vivenciem a história de forma prática e se relaciona com a habilidade BNCC – EF09HI08, que envolve a compreensão de processos históricos e suas consequências.

9. Criação de Quadrinhos Históricos

A produção de quadrinhos que retratam eventos ou personagens históricos pode ser uma forma lúdica de aprender. Os alunos podem usar sua criatividade para contar histórias de forma visual, alinhando-se à habilidade BNCC – EF06HI09, que envolve a produção de narrativas em diferentes formatos.

10. Visitas Virtuais a Museus

Os alunos podem participar de visitas virtuais a museus que possuem acervos históricos relevantes. Essa atividade proporciona uma experiência enriquecedora e se relaciona com a habilidade BNCC – EF07HI10, que incentiva a exploração de espaços culturais e históricos.