15 Ideias de Atividades (BNCC) de história 3º ano fundamental

1. Linha do Tempo da História

Uma atividade que envolve a criação de uma linha do tempo com eventos significativos da história do Brasil. Os alunos podem pesquisar e apresentar eventos importantes, como a chegada dos portugueses, a independência e a abolição da escravidão. Essa atividade está alinhada à habilidade EF03HI01, que trata da identificação de eventos históricos.

2. Jogo de Perguntas e Respostas

Os alunos podem participar de um jogo de perguntas e respostas sobre a história do Brasil. As perguntas podem ser elaboradas em grupos e abordarem temas como a história indígena, a colonização e a república. Essa atividade atende à habilidade EF03HI02, que envolve a análise de diferentes fontes históricas.

3. Criação de um Diário de um Personagem Histórico

Nesta atividade, os alunos escolhem um personagem histórico e escrevem entradas de diário como se fossem essa pessoa. Isso ajuda a desenvolver a empatia e a compreensão do contexto histórico. A habilidade EF03HI03 é trabalhada ao explorar a vida e a obra de figuras importantes da história.

4. Mapa Conceitual sobre a História do Brasil

Os alunos podem criar um mapa conceitual que relacione diferentes períodos da história do Brasil, como a Era Colonial, o Império e a República. Essa atividade estimula a organização do conhecimento e está alinhada à habilidade EF03HI04, que envolve a construção de conceitos históricos.

5. Teatro de Fantoches

Os alunos podem criar um teatro de fantoches para representar um evento histórico, como a Proclamação da República. Essa atividade lúdica ajuda a fixar o conteúdo e está relacionada à habilidade EF03HI05, que trata da representação de eventos históricos.

6. Entrevista com um Personagem Histórico

Os alunos podem realizar uma atividade de entrevista, onde um aluno se veste como um personagem histórico e responde perguntas dos colegas. Essa atividade promove a pesquisa e a oralidade, alinhando-se à habilidade EF03HI06, que envolve a interpretação de fontes históricas.

7. Criação de Cartazes Temáticos

Os alunos podem criar cartazes que representem diferentes períodos ou eventos da história do Brasil, utilizando imagens e textos explicativos. Essa atividade estimula a criatividade e está alinhada à habilidade EF03HI07, que envolve a produção de materiais informativos.

8. Visita a um Museu Virtual

Os alunos podem explorar museus virtuais que abordam a história do Brasil, como o Museu da História do Brasil. Após a visita, podem discutir o que aprenderam e como isso se relaciona com o conteúdo estudado. Essa atividade atende à habilidade EF03HI08, que envolve a análise de fontes históricas.

9. Debate sobre Temas Históricos

Os alunos podem participar de um debate sobre temas históricos, como a escravidão ou a imigração. Essa atividade estimula o pensamento crítico e está alinhada à habilidade EF03HI09, que envolve a argumentação e a defesa de pontos de vista.

10. Criação de um Jornal da Época

Os alunos podem criar um jornal que retrate eventos históricos de uma determinada época, incluindo notícias, anúncios e editoriais. Essa atividade desenvolve a escrita e a pesquisa, alinhando-se à habilidade EF03HI10, que envolve a produção de textos informativos.