15 Ideias de Atividades (BNCC) de ginástica laboral preparatória

1. Alongamento de Pescoço

Uma atividade simples e eficaz para aliviar a tensão acumulada no pescoço. Os alunos devem sentar-se em uma posição confortável e, lentamente, inclinar a cabeça para a direita, mantendo o ombro esquerdo relaxado. Em seguida, devem repetir o movimento para o lado esquerdo. Essa atividade pode ser realizada em 5 repetições de cada lado. Habilidade BNCC: EF15EF01.

2. Rotação de Ombros

Os alunos devem ficar em pé ou sentados, com os braços ao lado do corpo. A atividade consiste em realizar movimentos circulares com os ombros, primeiro para frente e depois para trás. Essa prática ajuda a melhorar a mobilidade dos ombros e a circulação sanguínea. Recomenda-se realizar 10 rotações em cada direção. Habilidade BNCC: EF15EF02.

3. Flexão de Tronco

Os alunos devem ficar em pé, com os pés afastados na largura dos ombros. Em seguida, devem inclinar o tronco para frente, tentando tocar os dedos dos pés, mantendo as pernas esticadas. Essa atividade ajuda a alongar a coluna e os músculos das pernas. Realizar 5 repetições. Habilidade BNCC: EF15EF03.

4. Elevação de Braços

Os alunos devem ficar em pé com os pés juntos. A atividade consiste em elevar os braços acima da cabeça, inspirando profundamente, e depois abaixá-los, expirando. Essa prática promove a expansão da caixa torácica e melhora a respiração. Recomenda-se realizar 10 repetições. Habilidade BNCC: EF15EF04.

5. Agachamento Simples

Os alunos devem ficar em pé, com os pés na largura dos ombros. A atividade consiste em agachar como se fossem sentar em uma cadeira, mantendo os joelhos alinhados com os pés. Esse exercício fortalece as pernas e melhora a postura. Realizar 10 agachamentos. Habilidade BNCC: EF15EF05.

6. Caminhada no Lugar

Os alunos devem caminhar no lugar, levantando os joelhos e balançando os braços. Essa atividade é excelente para ativar a circulação e aquecer o corpo. Recomenda-se realizar a caminhada por 2 minutos. Habilidade BNCC: EF15EF06.

7. Exercício de Respiração

Os alunos devem sentar-se confortavelmente e colocar uma mão no peito e a outra na barriga. A atividade consiste em inspirar profundamente pelo nariz, expandindo a barriga, e expirar pela boca, contraindo a barriga. Esse exercício ajuda a relaxar e a melhorar a capacidade respiratória. Realizar por 5 minutos. Habilidade BNCC: EF15EF07.

8. Movimento de Torso

Os alunos devem ficar em pé, com os pés afastados. A atividade consiste em girar o torso para a direita e para a esquerda, mantendo os quadris fixos. Esse exercício ajuda a melhorar a mobilidade da coluna. Recomenda-se realizar 10 repetições para cada lado. Habilidade BNCC: EF15EF08.

9. Elevação de Calcanhares

Os alunos devem ficar em pé, com os pés juntos. A atividade consiste em elevar os calcanhares, ficando na ponta dos pés, e depois retornar à posição inicial. Esse exercício fortalece as panturrilhas e melhora o equilíbrio. Realizar 10 repetições. Habilidade BNCC: EF15EF09.

10. Relaxamento Muscular

Os alunos devem deitar-se confortavelmente no chão, com os braços ao lado do corpo. A atividade consiste em fechar os olhos e relaxar todos os músculos do corpo, respirando profundamente. Essa prática é essencial para reduzir o estresse e a tensão acumulada. Recomenda-se realizar por 5 minutos. Habilidade BNCC: EF15EF10.