15 Ideias de Atividades (BNCC) de ginástica artística

1. Saltos com Aterrissagem Controlada

Uma atividade que promove o desenvolvimento da coordenação motora e do equilíbrio. Os alunos devem realizar saltos a partir de uma plataforma baixa, focando na aterrissagem controlada. Essa atividade está alinhada à habilidade EF15EF01 da BNCC, que enfatiza a importância do controle corporal e da segurança nas práticas de ginástica artística.

2. Exercícios de Flexibilidade

Os alunos podem participar de uma série de alongamentos e exercícios de flexibilidade, como o “alongamento do gato” e o “alongamento da borboleta”. Essas atividades ajudam a melhorar a amplitude de movimento e a prevenir lesões. Relaciona-se com a habilidade EF15EF02, que aborda a importância da flexibilidade na prática de atividades físicas.

3. Circuito de Equilíbrio

Crie um circuito que inclua diferentes estações de equilíbrio, como andar sobre uma linha reta, usar uma trave de equilíbrio e realizar posturas de yoga. Essa atividade desenvolve a consciência corporal e a concentração, alinhando-se à habilidade EF15EF03, que trata do desenvolvimento do equilíbrio em atividades de ginástica.

4. Apresentação de Coreografias

Os alunos podem criar e apresentar coreografias que integrem movimentos de ginástica artística. Essa atividade estimula a criatividade e a expressão corporal, além de promover o trabalho em equipe. Está conectada à habilidade EF15EF04, que incentiva a expressão artística através do movimento.

5. Jogos de Ginástica Artística

Desenvolva jogos que incorporem elementos de ginástica, como “captura da bandeira” com movimentos de rolamento e saltos. Essa abordagem lúdica torna a prática mais divertida e engajadora, alinhando-se à habilidade EF15EF05, que promove a prática de atividades físicas de forma lúdica.

6. Treinamento de Acrobacias

Os alunos podem aprender acrobacias básicas, como a roda e o rolamento. Essas habilidades são fundamentais na ginástica artística e ajudam a desenvolver a força e a coordenação. Relaciona-se com a habilidade EF15EF06, que enfatiza a importância das acrobacias na formação do atleta.

7. Desafios de Ginástica em Duplas

Proponha desafios em duplas, onde os alunos devem realizar movimentos sincronizados ou ajudar um ao outro em exercícios de equilíbrio. Essa atividade promove a cooperação e a comunicação, alinhando-se à habilidade EF15EF07, que valoriza o trabalho em equipe nas práticas esportivas.

8. Uso de Materiais Diversos

Incentive os alunos a utilizar materiais como fitas, bolas e colchonetes para criar suas próprias rotinas de ginástica. Essa atividade estimula a criatividade e a inovação, além de se relacionar com a habilidade EF15EF08, que aborda a utilização de diferentes materiais nas práticas de ginástica.

9. Prática de Posturas de Yoga

Integrar posturas de yoga na aula de ginástica artística pode ajudar os alunos a desenvolverem concentração e controle corporal. As posturas como a “árvore” e o “guerreiro” são ótimas para essa prática. Essa atividade está alinhada à habilidade EF15EF09, que valoriza a importância da concentração e do autocuidado.

10. Apresentação de Demonstrações

Os alunos podem se dividir em grupos e preparar demonstrações de diferentes movimentos de ginástica artística, explicando a técnica e a importância de cada um. Essa atividade promove a pesquisa e o aprendizado colaborativo, alinhando-se à habilidade EF15EF10, que incentiva a apresentação e a troca de conhecimentos entre os alunos.