15 Ideias de Atividades (BNCC) de gestão de pessoas

1. Dinâmica de Grupo: Construindo Relações

A primeira atividade consiste em uma dinâmica de grupo que visa promover a construção de relações interpessoais entre os alunos. Os alunos serão divididos em pequenos grupos e deverão criar um cartaz que represente suas expectativas e objetivos para o semestre. Essa atividade está alinhada à habilidade BNCC EF15CG03, que aborda a importância da convivência e do respeito às diferenças.

2. Jogo de Papéis: Simulando Situações de Trabalho

Nesta atividade, os alunos participarão de um jogo de papéis onde simularão diferentes funções dentro de uma empresa. Cada aluno receberá um papel específico e deverá atuar de acordo com as responsabilidades atribuídas. Essa atividade se relaciona com a habilidade BNCC EF15CG04, que enfatiza a importância do trabalho em equipe e da colaboração.

3. Oficina de Feedback: Aprendendo a Dar e Receber Críticas

Uma oficina de feedback será realizada para ensinar os alunos a dar e receber críticas construtivas. Os alunos serão divididos em duplas e deverão compartilhar experiências pessoais, praticando a comunicação assertiva. Essa atividade está alinhada com a habilidade BNCC EF15CG05, que trata da comunicação e da expressão de sentimentos e opiniões.

4. Mapa de Empatia: Entendendo o Outro

Os alunos criarão um mapa de empatia para entender melhor as necessidades e sentimentos dos colegas. A atividade consiste em identificar o que os outros pensam, sentem, dizem e fazem. Essa prática está relacionada à habilidade BNCC EF15CG06, que aborda a empatia e a compreensão das emoções alheias.

5. Debate sobre Diversidade: Valorizando Diferenças

Um debate será promovido sobre a importância da diversidade no ambiente de trabalho. Os alunos deverão pesquisar e apresentar argumentos sobre como a diversidade contribui para a inovação e a criatividade. Essa atividade se conecta à habilidade BNCC EF15CG07, que discute a valorização das diferenças e a inclusão.

6. Projeto de Voluntariado: Trabalhando em Equipe

Os alunos desenvolverão um projeto de voluntariado em grupo, onde deverão identificar uma necessidade na comunidade e propor soluções. Essa atividade incentiva o trabalho em equipe e a responsabilidade social, alinhando-se à habilidade BNCC EF15CG08, que trata da cidadania e do compromisso com o bem-estar coletivo.

7. Estudo de Caso: Resolução de Conflitos

Os alunos analisarão um estudo de caso sobre um conflito em uma equipe de trabalho e deverão propor soluções para resolvê-lo. Essa atividade está alinhada à habilidade BNCC EF15CG09, que aborda a resolução de conflitos e a negociação.

8. Criação de Código de Ética: Normas de Convivência

Os alunos serão desafiados a criar um código de ética para a sala de aula, definindo normas de convivência e respeito mútuo. Essa atividade se relaciona com a habilidade BNCC EF15CG10, que discute a ética e a moral nas relações interpessoais.

9. Palestra com Profissional: Aprendendo com a Experiência

Convidar um profissional da área de gestão de pessoas para compartilhar experiências e desafios enfrentados no mercado de trabalho. Os alunos poderão fazer perguntas e aprender com a vivência do convidado. Essa atividade está alinhada à habilidade BNCC EF15CG11, que enfatiza a importância da aprendizagem com profissionais experientes.

10. Análise de Perfis: Identificando Competências

Os alunos realizarão uma atividade de análise de perfis, onde deverão identificar as competências necessárias para diferentes funções em uma empresa. Essa atividade se conecta à habilidade BNCC EF15CG12, que aborda a identificação e valorização das competências individuais e coletivas.