15 Ideias de Atividades (BNCC) de geometria

1. Construção de Figuras Geométricas com Materiais Recicláveis

Nesta atividade, os alunos utilizarão materiais recicláveis, como papelão, garrafas plásticas e tampinhas, para construir figuras geométricas. A proposta é que, ao manusear os materiais, os estudantes compreendam as propriedades das formas, como ângulos e lados. Essa atividade está alinhada à habilidade BNCC EF05MA06, que aborda a identificação e a construção de figuras geométricas.

2. Jogo de Memória Geométrica

Os alunos criarão um jogo de memória com cartas que apresentam figuras geométricas e suas respectivas propriedades. A atividade estimula a memorização e a associação entre as formas e suas características, promovendo o aprendizado lúdico. Essa atividade está relacionada à habilidade BNCC EF05MA07, que envolve a identificação de figuras e suas propriedades.

3. Caça ao Tesouro Geométrico

Os professores podem organizar uma caça ao tesouro onde os alunos devem encontrar objetos do cotidiano que representam diferentes formas geométricas. Essa atividade incentiva a observação e a aplicação do conhecimento em situações reais, alinhando-se à habilidade BNCC EF05MA08, que trata da identificação de formas no ambiente.

4. Criação de um Mapa Conceitual de Geometria

Os alunos trabalharão em grupos para criar um mapa conceitual que relacione diferentes figuras geométricas e suas propriedades. Essa atividade estimula o trabalho colaborativo e a organização do conhecimento, atendendo à habilidade BNCC EF05MA09, que envolve a representação de informações de forma visual.

5. Desenho de Perspectivas

Nesta atividade, os alunos aprenderão sobre a perspectiva em geometria ao desenhar objetos em diferentes ângulos. Utilizando papel e lápis, eles poderão explorar como a posição do observador altera a percepção das formas. Essa atividade se relaciona com a habilidade BNCC EF05MA10, que aborda a representação de formas em diferentes perspectivas.

6. Construção de Sólidos Geométricos com Massinha

Os alunos utilizarão massinha de modelar para criar sólidos geométricos, como cubos, pirâmides e esferas. Essa atividade prática ajuda na visualização e compreensão das características tridimensionais das formas. A atividade está alinhada à habilidade BNCC EF05MA11, que trata da identificação e construção de sólidos geométricos.

7. Geometria na Natureza

Os alunos farão uma atividade externa, observando e registrando formas geométricas encontradas na natureza, como folhas, flores e pedras. Essa atividade promove a conexão entre a geometria e o meio ambiente, alinhando-se à habilidade BNCC EF05MA12, que envolve a identificação de formas geométricas na natureza.

8. Criação de Padrões Geométricos

Nesta atividade, os alunos criarão padrões utilizando figuras geométricas, explorando a repetição e a simetria. Eles poderão usar papel, tesoura e cola para montar seus padrões. Essa atividade está relacionada à habilidade BNCC EF05MA13, que aborda a criação e análise de padrões geométricos.

9. Jogo de Construção com Blocos

Os alunos utilizarão blocos de construção para criar diferentes estruturas geométricas. Essa atividade estimula a criatividade e a aplicação prática do conhecimento sobre formas e suas propriedades. A atividade se relaciona com a habilidade BNCC EF05MA14, que envolve a construção e análise de figuras geométricas.

10. Atividade de Origami Geométrico

Os alunos aprenderão a fazer origami, criando figuras geométricas através da dobra de papel. Essa atividade desenvolve habilidades motoras e a compreensão das propriedades das formas. A atividade está alinhada à habilidade BNCC EF05MA15, que trata da construção de figuras geométricas através de técnicas de dobra.