15 Ideias de Atividades (BNCC) de geografia ensino médio

A primeira atividade proposta é a elaboração de um mapa temático sobre a distribuição da população brasileira. Os alunos devem pesquisar dados demográficos e representar graficamente as informações em um mapa, utilizando cores e símbolos para facilitar a visualização. Essa atividade está alinhada à habilidade EF09GE01, que envolve a análise da dinâmica populacional e suas implicações sociais.

A segunda ideia é a criação de um projeto de pesquisa sobre as consequências das mudanças climáticas na geografia local. Os alunos podem coletar dados sobre eventos climáticos extremos e suas repercussões na comunidade. Essa atividade atende à habilidade EF09GE02, que busca compreender as interações entre os fenômenos naturais e as atividades humanas.

Outra atividade interessante é a simulação de uma conferência sobre a gestão de recursos hídricos. Os alunos podem assumir papéis de diferentes stakeholders, como representantes do governo, ONGs e empresas, e debater soluções para a crise hídrica. Essa atividade está relacionada à habilidade EF09GE03, que aborda a gestão sustentável dos recursos naturais.

A quarta ideia é a produção de um documentário sobre a geografia cultural do Brasil. Os alunos podem explorar diferentes regiões, suas tradições e influências culturais, e apresentar suas descobertas em um vídeo. Essa atividade se alinha à habilidade EF09GE04, que envolve a análise das diversidades culturais e suas relações com o espaço geográfico.

Uma atividade prática é a realização de um passeio geográfico pela cidade, onde os alunos devem observar e registrar aspectos geográficos, como a ocupação do solo e a infraestrutura urbana. Após o passeio, os alunos podem apresentar suas observações em sala de aula, o que se relaciona à habilidade EF09GE05, que enfatiza a observação e análise do espaço geográfico.

A sexta ideia é a criação de um jogo de tabuleiro que simule a exploração de recursos naturais em diferentes regiões do Brasil. Os alunos devem pesquisar sobre os recursos disponíveis em cada região e as consequências de sua exploração. Essa atividade atende à habilidade EF09GE06, que envolve a análise dos recursos naturais e suas implicações econômicas e sociais.

Outra proposta é a elaboração de um infográfico sobre os impactos da urbanização nas cidades brasileiras. Os alunos podem utilizar dados estatísticos e imagens para ilustrar as transformações urbanas. Essa atividade está alinhada à habilidade EF09GE07, que busca compreender as dinâmicas urbanas e suas consequências.

A oitava atividade é a realização de uma pesquisa sobre as áreas de preservação ambiental na região. Os alunos podem investigar a importância dessas áreas e apresentar suas descobertas em um seminário. Essa atividade se relaciona à habilidade EF09GE08, que aborda a conservação ambiental e a sustentabilidade.

A nona ideia é a criação de um blog colaborativo onde os alunos podem publicar artigos sobre temas geográficos relevantes, como globalização, migrações e conflitos territoriais. Essa atividade atende à habilidade EF09GE09, que envolve a produção de textos e a reflexão crítica sobre questões geográficas contemporâneas.

Por fim, a décima atividade é a realização de um debate sobre os desafios da geopolítica atual. Os alunos podem pesquisar diferentes países e suas relações internacionais, apresentando argumentos e soluções para os problemas discutidos. Essa atividade está alinhada à habilidade EF09GE10, que busca compreender as relações geopolíticas e suas implicações no mundo contemporâneo.