15 Ideias de Atividades (BNCC) de geografia ensino fundamental II

1. Mapas Conceituais sobre Regiões do Brasil: Os alunos podem criar mapas conceituais que representem as diferentes regiões do Brasil, destacando características como clima, vegetação e cultura. Essa atividade está alinhada à habilidade EF07GE01, que trata da identificação das regiões brasileiras e suas características.

2. Estudo de Caso: Impactos Ambientais: Proponha um estudo de caso sobre um impacto ambiental em uma região específica, como desmatamento ou poluição. Os alunos devem pesquisar e apresentar soluções. Essa atividade atende à habilidade EF07GE02, que envolve a análise de questões ambientais.

3. Debate sobre Globalização: Organize um debate em sala de aula sobre os efeitos da globalização na cultura local. Os alunos devem se preparar com argumentos e dados. Essa atividade se relaciona com a habilidade EF08GE03, que aborda os impactos da globalização.

4. Criação de um Jornal Escolar: Os alunos podem criar um jornal escolar que aborde temas geográficos, como a geopolítica e as relações internacionais. Essa atividade está ligada à habilidade EF08GE04, que envolve a análise de informações geográficas.

5. Visita a um Parque Natural: Organize uma visita a um parque natural onde os alunos possam observar a biodiversidade e discutir a importância da preservação. Essa atividade atende à habilidade EF07GE03, que trata da relação entre sociedade e natureza.

6. Projeto de Mapeamento da Comunidade: Os alunos podem realizar um mapeamento da comunidade, identificando pontos de interesse e recursos naturais. Essa atividade está alinhada à habilidade EF07GE04, que envolve a leitura e interpretação de mapas.

7. Simulação de Conferência Internacional: Promova uma simulação de conferência internacional onde os alunos representam diferentes países e discutem questões geográficas. Essa atividade se relaciona com a habilidade EF08GE05, que aborda a geopolítica e as relações internacionais.

8. Criação de Infográficos sobre Climas: Os alunos podem criar infográficos que expliquem os diferentes tipos de clima no Brasil e suas características. Essa atividade atende à habilidade EF07GE05, que envolve a compreensão dos climas brasileiros.

9. Pesquisa sobre Cidades Sustentáveis: Proponha que os alunos pesquisem sobre cidades que adotam práticas sustentáveis e apresentem suas descobertas. Essa atividade está ligada à habilidade EF08GE06, que aborda o desenvolvimento sustentável.

10. Estudo de Mapas Históricos: Os alunos podem analisar mapas históricos para entender as mudanças territoriais ao longo do tempo. Essa atividade se relaciona com a habilidade EF08GE07, que envolve a análise de transformações geográficas.

11. Criação de um Blog sobre Geografia: Incentive os alunos a criar um blog onde possam publicar artigos sobre temas geográficos atuais. Essa atividade atende à habilidade EF08GE08, que envolve a produção de textos informativos.

12. Apresentação de Projetos sobre Recursos Naturais: Os alunos podem desenvolver projetos sobre a exploração e conservação de recursos naturais em diferentes regiões do Brasil. Essa atividade está alinhada à habilidade EF07GE06, que trata da gestão dos recursos naturais.

13. Atividade de Geocaching: Organize uma atividade de geocaching onde os alunos utilizam GPS para encontrar locais específicos e aprender sobre a geografia local. Essa atividade se relaciona com a habilidade EF08GE09, que envolve a utilização de tecnologias na geografia.

14. Criação de um Mapa do Tempo: Os alunos podem criar um mapa do tempo, registrando as condições climáticas ao longo de uma semana e analisando as variações. Essa atividade atende à habilidade EF07GE07, que envolve a interpretação de dados climáticos.

15. Debate sobre Desigualdade Social: Promova um debate sobre a desigualdade social nas diferentes regiões do Brasil, incentivando os alunos a pesquisar e apresentar dados. Essa atividade está ligada à habilidade EF08GE10, que aborda as desigualdades sociais e suas implicações geográficas.