15 Ideias de Atividades (BNCC) de geografia ensino fundamental 6º ano

1. Mapa Mundi Interativo

Os alunos podem criar um mapa mundi interativo utilizando materiais recicláveis. Essa atividade estimula a criatividade e o aprendizado sobre os continentes e oceanos. Os alunos devem identificar e colorir os continentes, além de marcar as principais características geográficas de cada um. Habilidade BNCC: EF06GE01.

2. Estudo de Caso: Climas do Brasil

Dividir a turma em grupos e atribuir a cada um deles um clima brasileiro para pesquisar. Os alunos devem apresentar as características do clima, vegetação e impactos na vida das pessoas. Habilidade BNCC: EF06GE02.

3. Jogo de Tabuleiro sobre Geografia

Os alunos podem criar um jogo de tabuleiro que aborde temas geográficos, como capitais, rios e montanhas. Essa atividade promove o trabalho em equipe e a revisão dos conteúdos aprendidos. Habilidade BNCC: EF06GE03.

4. Produção de Vídeos Educativos

Os alunos podem produzir vídeos curtos explicando conceitos geográficos, como a formação de relevo ou a importância da água. Essa atividade desenvolve habilidades de comunicação e pesquisa. Habilidade BNCC: EF06GE04.

5. Análise de Mapas Históricos

Os alunos devem analisar mapas históricos e discutir as mudanças geográficas ao longo do tempo. Essa atividade ajuda a entender a evolução dos espaços geográficos. Habilidade BNCC: EF06GE05.

6. Criação de Infográficos

Os alunos podem criar infográficos sobre temas geográficos, como a distribuição da população ou a biodiversidade. Essa atividade estimula a síntese de informações e a criatividade. Habilidade BNCC: EF06GE06.

7. Visita Virtual a Monumentos Geográficos

Utilizando recursos digitais, os alunos podem fazer visitas virtuais a monumentos geográficos importantes, como o Monte Everest ou o Rio Amazonas. Essa atividade amplia o conhecimento sobre geografia mundial. Habilidade BNCC: EF06GE07.

8. Debate sobre Sustentabilidade

Promover um debate sobre a importância da sustentabilidade e como as ações humanas impactam o meio ambiente. Essa atividade desenvolve o pensamento crítico e a argumentação. Habilidade BNCC: EF06GE08.

9. Criação de um Diário de Campo

Os alunos podem criar um diário de campo onde registram observações sobre o ambiente ao seu redor, como clima, vegetação e fauna. Essa atividade incentiva a observação e a reflexão. Habilidade BNCC: EF06GE09.

10. Simulação de Comércio Internacional

Os alunos podem participar de uma simulação de comércio internacional, onde representam diferentes países e discutem a troca de produtos. Essa atividade ensina sobre globalização e interdependência. Habilidade BNCC: EF06GE10.

11. Mapa de Riquezas Naturais

Os alunos devem criar um mapa destacando as riquezas naturais do Brasil, como minérios e recursos hídricos. Essa atividade ajuda a compreender a importância econômica dos recursos naturais. Habilidade BNCC: EF06GE11.

12. Estudo de Impactos Ambientais

Os alunos podem pesquisar e apresentar sobre os impactos ambientais de atividades humanas, como desmatamento e poluição. Essa atividade promove a conscientização ambiental. Habilidade BNCC: EF06GE12.

13. Criação de um Blog de Geografia

Os alunos podem criar um blog onde compartilham informações e curiosidades sobre geografia. Essa atividade desenvolve habilidades de escrita e pesquisa. Habilidade BNCC: EF06GE13.

14. Análise de Dados Climáticos

Os alunos podem coletar dados climáticos de diferentes regiões e analisar as variações. Essa atividade ensina sobre a importância da coleta e análise de dados. Habilidade BNCC: EF06GE14.

15. Projeto de Preservação Ambiental

Os alunos podem desenvolver um projeto que visa a preservação de um espaço natural na comunidade, propondo ações e soluções. Essa atividade estimula a cidadania e o envolvimento social. Habilidade BNCC: EF06GE15.