15 Ideias de Atividades (BNCC) de geografia 4º ano mapas

1. Mapa Mundi Interativo

Os alunos podem criar um mapa mundi interativo utilizando materiais recicláveis, como papelão e tintas. A atividade envolve a identificação de continentes, oceanos e países, promovendo a habilidade GEOGRAFIA – 4º ano – Habilidade: (EF04GE01), que aborda a localização de diferentes lugares no mundo.

2. Mapa da Escola

Os estudantes devem desenhar um mapa da escola, incluindo salas de aula, banheiros e áreas de lazer. Essa atividade estimula a habilidade GEOGRAFIA – 4º ano – Habilidade: (EF04GE02), que trata da representação de espaços geográficos próximos ao cotidiano dos alunos.

3. Mapa do Bairro

Os alunos podem criar um mapa do seu bairro, identificando pontos importantes como escolas, praças e supermercados. Essa atividade desenvolve a habilidade GEOGRAFIA – 4º ano – Habilidade: (EF04GE03), que envolve a análise do espaço geográfico local e suas características.

4. Jogo de Memória de Mapas

Crie um jogo de memória com imagens de diferentes tipos de mapas (físicos, políticos, temáticos). Essa atividade ajuda a trabalhar a habilidade GEOGRAFIA – 4º ano – Habilidade: (EF04GE04), que aborda a leitura e interpretação de diferentes representações cartográficas.

5. Mapa de Riquezas Naturais

Os alunos devem elaborar um mapa destacando as riquezas naturais do Brasil, como minérios, florestas e recursos hídricos. Essa atividade está ligada à habilidade GEOGRAFIA – 4º ano – Habilidade: (EF04GE05), que envolve a compreensão da relação entre recursos naturais e desenvolvimento.

6. Mapa das Regiões do Brasil

Os estudantes podem criar um mapa colorido das cinco regiões do Brasil, identificando características de cada uma. Essa atividade promove a habilidade GEOGRAFIA – 4º ano – Habilidade: (EF04GE06), que trata da diversidade cultural e geográfica do país.

7. Mapa de Climas

Os alunos devem desenvolver um mapa que represente os diferentes climas do Brasil, utilizando cores e símbolos. Essa atividade está relacionada à habilidade GEOGRAFIA – 4º ano – Habilidade: (EF04GE07), que aborda a variação climática e suas influências na vida das pessoas.

8. Mapa de Tráfego

Os estudantes podem criar um mapa do tráfego da cidade, identificando pontos de congestionamento e alternativas de rotas. Essa atividade estimula a habilidade GEOGRAFIA – 4º ano – Habilidade: (EF04GE08), que envolve a análise de fluxos e dinâmicas urbanas.

9. Mapa de Vegetação

Os alunos devem elaborar um mapa que mostre os diferentes tipos de vegetação do Brasil, como florestas, cerrados e caatingas. Essa atividade está ligada à habilidade GEOGRAFIA – 4º ano – Habilidade: (EF04GE09), que aborda a relação entre vegetação e clima.

10. Mapa de Eventos Históricos

Os estudantes podem criar um mapa que represente eventos históricos importantes que ocorreram em diferentes regiões do Brasil. Essa atividade promove a habilidade GEOGRAFIA – 4º ano – Habilidade: (EF04GE10), que envolve a compreensão da relação entre história e geografia.

11. Mapa de Transporte

Os alunos devem desenvolver um mapa que mostre as principais rotas de transporte da cidade, como ônibus e metrô. Essa atividade está relacionada à habilidade GEOGRAFIA – 4º ano – Habilidade: (EF04GE11), que trata da mobilidade urbana e suas implicações.

12. Mapa de Cultura Local

Os estudantes podem criar um mapa que destaque as manifestações culturais de sua região, como festas e tradições. Essa atividade estimula a habilidade GEOGRAFIA – 4º ano – Habilidade: (EF04GE12), que aborda a diversidade cultural e sua relação com o espaço geográfico.

13. Mapa de Recursos Hídricos

Os alunos devem elaborar um mapa que represente os principais rios e lagos do Brasil, destacando sua importância. Essa atividade está ligada à habilidade GEOGRAFIA – 4º ano – Habilidade: (EF04GE13), que envolve a análise da importância dos recursos hídricos para a sociedade.

14. Mapa de Sustentabilidade

Os estudantes podem criar um mapa que mostre iniciativas sustentáveis em sua comunidade, como hortas urbanas e projetos de reciclagem. Essa atividade promove a habilidade GEOGRAFIA – 4º ano – Habilidade: (EF04GE14), que aborda a relação entre meio ambiente e desenvolvimento sustentável.

15. Mapa de Desastres Naturais

Os alunos devem desenvolver um mapa que represente áreas propensas a desastres naturais, como enchentes e deslizamentos. Essa atividade está relacionada à habilidade GEOGRAFIA – 4º ano – Habilidade: (EF04GE15), que envolve a análise de riscos e prevenção em relação ao espaço geográfico.