15 Ideias de Atividades (BNCC) de geografia 3º ano

1. Mapa Mundi Interativo

Os alunos podem criar um mapa mundi interativo utilizando materiais recicláveis, como papelão e tintas. Essa atividade estimula a criatividade e a compreensão das diferentes regiões do mundo. A habilidade BNCC correspondente é a GE03CG301, que aborda a localização e a representação de diferentes lugares no planeta.

2. Estudo dos Climas Brasileiros

Os alunos podem realizar uma pesquisa sobre os diferentes climas do Brasil e criar um mural ilustrativo. Essa atividade promove a análise das características climáticas e suas influências na vida das pessoas. A habilidade BNCC relacionada é a GE03CG302, que trata da diversidade climática e suas implicações.

3. Jogo de Memória Geográfico

Desenvolver um jogo de memória com cartões que contenham imagens de estados brasileiros e suas capitais. Essa atividade ajuda a fixar o conhecimento sobre a geografia do Brasil. A habilidade BNCC correspondente é a GE03CG303, que envolve a identificação de estados e capitais.

4. Criação de um Diário de Viagem

Cada aluno pode criar um diário de viagem fictício, onde descreve uma viagem por diferentes regiões do Brasil. Essa atividade estimula a escrita e a pesquisa sobre as características geográficas e culturais de cada local. A habilidade BNCC é a GE03CG304, que aborda a diversidade cultural e geográfica do Brasil.

5. Experiência com Mapas Mentais

Os alunos podem criar mapas mentais sobre os principais biomas brasileiros, destacando suas características e fauna. Essa atividade promove a organização do conhecimento e a visualização das informações. A habilidade BNCC relacionada é a GE03CG305, que trata dos biomas e suas interações.

6. Apresentação sobre Recursos Naturais

Os alunos podem pesquisar e apresentar sobre os recursos naturais de uma determinada região do Brasil, utilizando cartazes ou slides. Essa atividade desenvolve habilidades de pesquisa e apresentação. A habilidade BNCC correspondente é a GE03CG306, que aborda a utilização e conservação dos recursos naturais.

7. Atividade de Orientação com Bússola

Realizar uma atividade prática de orientação utilizando bússolas, onde os alunos aprendem a se localizar em um espaço aberto. Essa atividade é fundamental para o desenvolvimento da noção de espaço e direção. A habilidade BNCC é a GE03CG307, que trata da orientação e localização no espaço.

8. Estudo dos Mapas Históricos

Os alunos podem analisar mapas históricos do Brasil, comparando as mudanças geográficas ao longo do tempo. Essa atividade estimula a reflexão sobre a história e a geografia. A habilidade BNCC correspondente é a GE03CG308, que envolve a análise de mudanças geográficas ao longo do tempo.

9. Criação de uma Linha do Tempo Geográfica

Criar uma linha do tempo que mostre a evolução geográfica de uma região específica do Brasil. Essa atividade ajuda os alunos a entenderem a relação entre tempo e espaço. A habilidade BNCC é a GE03CG309, que aborda a relação entre a história e a geografia.

10. Debate sobre Sustentabilidade

Promover um debate em sala de aula sobre a importância da sustentabilidade e como as ações humanas impactam o meio ambiente. Essa atividade desenvolve o pensamento crítico e a argumentação. A habilidade BNCC correspondente é a GE03CG310, que trata da relação entre sociedade e meio ambiente.