15 Ideias de Atividades (BNCC) de geografia 2º ano

1. Mapa Mundi Interativo

Uma atividade que envolve a criação de um mapa mundi interativo, onde os alunos podem colar imagens de diferentes países e suas bandeiras. Essa atividade está alinhada à habilidade BNCC (Geografia) EF02GE01, que trata da localização e identificação de países e continentes.

2. Jogo de Perguntas e Respostas

Os alunos podem participar de um jogo de perguntas e respostas sobre geografia, utilizando cartões com perguntas sobre características de diferentes regiões do Brasil. Essa atividade atende à habilidade BNCC EF02GE02, que aborda a diversidade cultural e geográfica do Brasil.

3. Criação de um Diário de Viagem

Os alunos podem criar um diário de viagem fictício, onde descrevem uma viagem para um estado brasileiro, incluindo informações sobre a geografia, clima e cultura local. Essa atividade está alinhada à habilidade BNCC EF02GE03, que envolve a descrição de diferentes lugares e suas características.

4. Montagem de um Terrário

Os alunos podem montar um terrário que represente um ecossistema, aprendendo sobre a flora e fauna de diferentes regiões. Essa atividade se relaciona com a habilidade BNCC EF02GE04, que trata das interações entre os seres vivos e o meio ambiente.

5. Pesquisa sobre Climas do Brasil

Os alunos podem realizar uma pesquisa sobre os diferentes climas do Brasil e apresentar suas descobertas em um cartaz. Essa atividade está alinhada à habilidade BNCC EF02GE05, que aborda a identificação e análise das características climáticas do Brasil.

6. Jogo de Tabuleiro Geográfico

Os alunos podem criar um jogo de tabuleiro que envolva perguntas sobre geografia, como localização de cidades e estados. Essa atividade atende à habilidade BNCC EF02GE06, que envolve a localização de cidades e estados brasileiros no mapa.

7. Mapa dos Recursos Naturais

Os alunos podem elaborar um mapa que indique a localização dos principais recursos naturais do Brasil, como minérios e vegetação. Essa atividade se relaciona com a habilidade BNCC EF02GE07, que trata da exploração e uso dos recursos naturais.

8. Estudo de Caso: Cidades Sustentáveis

Os alunos podem investigar e apresentar exemplos de cidades brasileiras que adotam práticas sustentáveis. Essa atividade está alinhada à habilidade BNCC EF02GE08, que aborda a importância da sustentabilidade nas cidades.

9. Criação de um Mural sobre a Cultura Brasileira

Os alunos podem criar um mural que represente as diferentes culturas presentes no Brasil, incluindo danças, comidas e tradições. Essa atividade atende à habilidade BNCC EF02GE09, que envolve a valorização da diversidade cultural.

10. Experiência com Mapas Digitais

Os alunos podem utilizar ferramentas digitais para explorar mapas interativos, aprendendo sobre a geografia do Brasil e do mundo. Essa atividade se relaciona com a habilidade BNCC EF02GE10, que trata do uso de tecnologias para a compreensão geográfica.