15 Ideias de Atividades (BNCC) de geografia 2ª série

1. Mapa Mundi Interativo

Uma atividade que envolve a criação de um mapa mundi interativo, onde os alunos podem identificar e localizar os continentes e oceanos. Utilizando materiais como papel, canetas coloridas e adesivos, os estudantes podem marcar diferentes países e suas características geográficas. Essa atividade está alinhada com a habilidade GEOGRAFIA – 2º ano – BNCC: (EF02GE01), que aborda a localização de diferentes lugares no mundo.

2. Jogo de Memória Geográfico

Os alunos podem criar um jogo de memória utilizando cartões que representam diferentes elementos geográficos, como montanhas, rios e cidades. Essa atividade estimula a memorização e o reconhecimento dos elementos do espaço geográfico, atendendo à habilidade GEOGRAFIA – 2º ano – BNCC: (EF02GE02), que envolve a identificação de elementos naturais e construídos.

3. Produção de Cartazes sobre Regiões do Brasil

Nesta atividade, os alunos são divididos em grupos e cada grupo fica responsável por pesquisar e produzir um cartaz sobre uma região do Brasil. Eles devem incluir informações sobre clima, relevo, vegetação e cultura local. Essa atividade está alinhada com a habilidade GEOGRAFIA – 2º ano – BNCC: (EF02GE03), que trata da diversidade das regiões brasileiras.

4. Experiência com Clima e Tempo

Os alunos podem realizar uma experiência simples para entender a diferença entre clima e tempo. Utilizando gráficos e tabelas, eles podem registrar as condições climáticas ao longo de uma semana e discutir as variações. Essa atividade se relaciona com a habilidade GEOGRAFIA – 2º ano – BNCC: (EF02GE04), que aborda a observação e análise do clima.

5. Criação de um Diário de Viagem

Cada aluno pode criar um diário de viagem fictício, onde descreve uma viagem para um lugar que gostaria de visitar. Eles devem incluir informações sobre a geografia do local, como montanhas, rios e clima. Essa atividade está alinhada com a habilidade GEOGRAFIA – 2º ano – BNCC: (EF02GE05), que envolve a descrição de diferentes lugares e suas características.

6. Mapa da Minha Rua

Os alunos podem desenhar um mapa da sua própria rua, identificando as principais características, como casas, escolas e praças. Essa atividade ajuda a desenvolver a noção de espaço e localização, atendendo à habilidade GEOGRAFIA – 2º ano – BNCC: (EF02GE06), que trata da leitura e interpretação de mapas.

7. Estudo dos Biomas Brasileiros

Os alunos podem pesquisar sobre os diferentes biomas do Brasil, como a Amazônia, o Cerrado e a Caatinga, e apresentar suas características em uma feira de ciências. Essa atividade se relaciona com a habilidade GEOGRAFIA – 2º ano – BNCC: (EF02GE07), que aborda a diversidade dos biomas e suas importâncias.

8. Jogo de Roda dos Ventos

Os alunos podem participar de um jogo onde giram uma roda que indica diferentes direções (norte, sul, leste, oeste) e devem encontrar objetos ou imagens que correspondam a essas direções. Essa atividade está alinhada com a habilidade GEOGRAFIA – 2º ano – BNCC: (EF02GE08), que envolve a orientação no espaço.

9. Pesquisa sobre Cidades do Mundo

Cada aluno escolhe uma cidade do mundo para pesquisar e apresentar aos colegas. Eles devem incluir informações sobre a localização, cultura e pontos turísticos. Essa atividade atende à habilidade GEOGRAFIA – 2º ano – BNCC: (EF02GE09), que trata da diversidade cultural e geográfica das cidades.

10. Criação de um Mapa do Tesouro

Os alunos podem criar um mapa do tesouro, onde desenham pistas e marcam locais importantes. Essa atividade estimula a criatividade e a noção de espaço, alinhando-se à habilidade GEOGRAFIA – 2º ano – BNCC: (EF02GE10), que envolve a construção e interpretação de mapas.