15 Ideias de Atividades (BNCC) de futsal ensino fundamental

1. Jogo de Posse de Bola

Uma atividade que promove a posse de bola entre os alunos, divididos em duas equipes. O objetivo é manter a posse por um determinado tempo, desenvolvendo habilidades de passe e movimentação. Habilidade BNCC: EF15EF01.

2. Dribles e Condução de Bola

Os alunos praticam diferentes tipos de dribles e conduções em um espaço delimitado. Essa atividade ajuda a melhorar o controle da bola e a agilidade. Habilidade BNCC: EF15EF02.

3. Mini-Torneio de Futsal

Organizar um mini-torneio entre as turmas, onde cada equipe joga um número limitado de partidas. Essa atividade estimula o trabalho em equipe e a competitividade saudável. Habilidade BNCC: EF15EF03.

4. Atividade de Finalização

Os alunos praticam chutes a gol a partir de diferentes posições. Essa atividade foca na precisão e na força do chute, além de ensinar a importância do posicionamento. Habilidade BNCC: EF15EF04.

5. Circuito de Habilidades

Montar um circuito com diferentes estações que envolvem passes, dribles e finalizações. Os alunos passam por cada estação, desenvolvendo diversas habilidades motoras. Habilidade BNCC: EF15EF05.

6. Jogo de Marcação

Uma atividade onde os alunos devem marcar um adversário específico, desenvolvendo a habilidade de marcação e a leitura de jogo. Habilidade BNCC: EF15EF06.

7. Futsal Adaptado

Adaptar as regras do futsal para incluir alunos com diferentes habilidades, promovendo a inclusão e o respeito às diferenças. Habilidade BNCC: EF15EF07.

8. Treino de Lances Livres

Os alunos praticam lances livres, aprendendo a técnica correta e a estratégia para finalizações em situações de falta. Habilidade BNCC: EF15EF08.

9. Jogo de Transição

Dividir os alunos em equipes e realizar um jogo focado na transição rápida entre defesa e ataque, desenvolvendo a velocidade de raciocínio e a movimentação. Habilidade BNCC: EF15EF09.

10. Análise de Jogo

Assistir a um jogo de futsal e discutir as estratégias utilizadas pelas equipes, promovendo a reflexão crítica e a análise tática. Habilidade BNCC: EF15EF10.

11. Atividade de Passes em Movimento

Os alunos praticam passes enquanto se movem, aprendendo a importância da comunicação e do posicionamento em campo. Habilidade BNCC: EF15EF11.

12. Jogo de 1×1

Realizar jogos de 1×1 para que os alunos desenvolvam habilidades individuais de drible e finalização, além de aprender a defender. Habilidade BNCC: EF15EF12.

13. Exercícios de Alongamento e Aquecimento

Iniciar as atividades com exercícios de alongamento e aquecimento específicos para futsal, prevenindo lesões e preparando o corpo para a prática. Habilidade BNCC: EF15EF13.

14. Futsal com Regras Modificadas

Alterar algumas regras do futsal, como o número de toques na bola, para estimular a criatividade e a adaptação dos alunos em campo. Habilidade BNCC: EF15EF14.

15. Jogo de Posicionamento

Realizar uma atividade onde os alunos devem se posicionar corretamente em campo, aprendendo sobre as funções de cada jogador e a importância do posicionamento tático. Habilidade BNCC: EF15EF15.