15 Ideias de Atividades (BNCC) de futebol para ensino fundamental 2

1. Jogo de Futebol Adaptado

Uma atividade que consiste em adaptar as regras do futebol para que todos os alunos possam participar, independentemente de suas habilidades. Os alunos são divididos em equipes e devem seguir regras simplificadas, como o uso de uma bola maior ou a redução do tamanho do campo. Essa atividade pode ser relacionada à habilidade BNCC EF15EF01, que aborda a prática de esportes e jogos.

2. Criação de Times e Escudos

Nesta atividade, os alunos são divididos em grupos e devem criar seus próprios times de futebol, incluindo a elaboração de um nome e um escudo. Essa atividade estimula a criatividade e o trabalho em equipe, além de abordar a habilidade BNCC EF15AR01, que trata da expressão artística e cultural.

3. História do Futebol

Os alunos pesquisam a história do futebol, desde suas origens até os dias atuais, e apresentam suas descobertas em sala de aula. Essa atividade pode ser vinculada à habilidade BNCC EF15HI01, que envolve a pesquisa e a análise de eventos históricos.

4. Análise de Jogos de Futebol

Os alunos assistem a um jogo de futebol e, em seguida, discutem as estratégias utilizadas pelas equipes. Essa atividade promove a análise crítica e pode ser relacionada à habilidade BNCC EF15EF02, que aborda a análise de jogos e esportes.

5. Torneio de Futebol

Organizar um torneio de futebol entre as turmas do ensino fundamental 2. Os alunos podem se inscrever em equipes e participar de jogos eliminatórios. Essa atividade promove a competição saudável e pode ser ligada à habilidade BNCC EF15EF03, que trata da participação em competições esportivas.

6. Futebol e Inclusão

Promover uma atividade que discuta a inclusão de alunos com deficiência no futebol, abordando as adaptações necessárias para que todos possam jogar. Essa atividade pode ser relacionada à habilidade BNCC EF15EF04, que trata da inclusão e diversidade no esporte.

7. Criação de Regras do Jogo

Os alunos devem criar suas próprias regras para um jogo de futebol, discutindo o que funciona e o que não funciona. Essa atividade estimula o pensamento crítico e pode ser vinculada à habilidade BNCC EF15EF05, que envolve a criação e a adaptação de regras de jogos.

8. Futebol e Saúde

Realizar uma palestra sobre os benefícios do futebol para a saúde física e mental. Os alunos podem pesquisar e apresentar informações sobre como o esporte contribui para o bem-estar. Essa atividade pode ser relacionada à habilidade BNCC EF15CI01, que aborda a saúde e o corpo humano.

9. Desenho de Jogadores

Os alunos desenham seus jogadores de futebol favoritos e apresentam suas características e habilidades. Essa atividade estimula a expressão artística e pode ser vinculada à habilidade BNCC EF15AR02, que trata da criação artística.

10. Futebol e Cultura

Os alunos pesquisam como o futebol influencia a cultura de diferentes países e apresentam suas descobertas. Essa atividade pode ser relacionada à habilidade BNCC EF15GE01, que aborda a relação entre cultura e sociedade.

11. Entrevista com Jogadores Locais

Organizar entrevistas com jogadores de futebol da comunidade local, permitindo que os alunos aprendam sobre suas experiências e desafios. Essa atividade pode ser vinculada à habilidade BNCC EF15EF06, que trata da valorização de atletas locais.

12. Futebol e Tecnologia

Os alunos exploram como a tecnologia tem impactado o futebol, desde a análise de desempenho até a cobertura midiática. Essa atividade pode ser relacionada à habilidade BNCC EF15TE01, que aborda o uso de tecnologias na prática esportiva.

13. Criação de Vídeos de Futebol

Os alunos produzem vídeos curtos mostrando suas habilidades no futebol ou explicando uma jogada específica. Essa atividade estimula a criatividade e pode ser vinculada à habilidade BNCC EF15AR03, que trata da produção audiovisual.

14. Futebol e Sustentabilidade

Discutir como o futebol pode ser praticado de forma sustentável, abordando questões como o uso de materiais recicláveis e a preservação do meio ambiente. Essa atividade pode ser relacionada à habilidade BNCC EF15CI02, que trata da sustentabilidade.

15. Futebol e Direitos Humanos

Promover uma discussão sobre como o futebol pode ser uma ferramenta para a promoção dos direitos humanos e da inclusão social. Essa atividade pode ser vinculada à habilidade BNCC EF15EF07, que aborda a cidadania e os direitos humanos no esporte.