15 Ideias de Atividades (BNCC) de função exponencial

1. Jogo da Função Exponencial

Crie um jogo interativo onde os alunos devem identificar a função exponencial a partir de gráficos apresentados. Utilize gráficos em papel ou digitais e peça que eles expliquem o comportamento da função. Essa atividade pode ser relacionada à habilidade BNCC EM13MAT302, que aborda a interpretação de gráficos e funções.

2. Experimento com Crescimento Populacional

Realize um experimento prático onde os alunos simulem o crescimento de uma população de bactérias. Utilize dados reais para mostrar como a função exponencial se aplica a fenômenos naturais. Essa atividade pode ser vinculada à habilidade BNCC EM13MAT303, que trata da modelagem de situações reais.

3. Criação de Vídeos Educativos

Os alunos podem criar vídeos explicativos sobre a função exponencial, abordando suas características e aplicações. Essa atividade estimula a criatividade e a comunicação, alinhando-se à habilidade BNCC EM13MAT305, que envolve a produção de conteúdos multimídia.

4. Desafio de Cálculo de Juros Compostos

Proponha um desafio onde os alunos devem calcular juros compostos utilizando a fórmula da função exponencial. Divida a turma em grupos e apresente diferentes cenários financeiros. Essa atividade está relacionada à habilidade BNCC EM13MAT304, que envolve a resolução de problemas financeiros.

5. Análise de Dados Históricos

Peça aos alunos que pesquisem dados históricos que podem ser modelados por funções exponenciais, como o crescimento da população mundial. Eles devem apresentar suas descobertas em um seminário, alinhando-se à habilidade BNCC EM13MAT306, que envolve a análise de dados.

6. Criação de Gráficos com Software

Utilize softwares como Excel ou Google Sheets para que os alunos criem gráficos de funções exponenciais. Eles devem manipular os dados e observar como as mudanças afetam o gráfico. Essa atividade está alinhada à habilidade BNCC EM13MAT302, que trata da representação gráfica de funções.

7. Estudo de Casos Reais

Apresente casos reais onde a função exponencial é aplicada, como em epidemias ou crescimento de investimentos. Os alunos devem discutir em grupos como a função se aplica a esses casos, desenvolvendo habilidades de argumentação e análise, conforme a habilidade BNCC EM13MAT303.

8. Criação de Quadrinhos Educativos

Os alunos podem criar quadrinhos que expliquem a função exponencial de forma lúdica. Essa atividade estimula a criatividade e a compreensão do tema, alinhando-se à habilidade BNCC EM13MAT305, que envolve a produção de textos e narrativas.

9. Simulação de Crescimento de Investimentos

Realize uma simulação onde os alunos devem calcular o crescimento de um investimento ao longo do tempo utilizando a função exponencial. Eles devem apresentar suas conclusões em gráficos e relatórios, alinhando-se à habilidade BNCC EM13MAT304.

10. Debate sobre Tecnologia e Funções Exponenciais

Promova um debate sobre como a tecnologia utiliza funções exponenciais, como em algoritmos de busca e redes sociais. Os alunos devem pesquisar e apresentar suas opiniões, desenvolvendo habilidades de argumentação e pesquisa, conforme a habilidade BNCC EM13MAT306.