15 Ideias de Atividades (BNCC) de fração para ensino fundamental

1. Jogo de Frações com Cartas

Utilize um baralho de cartas para ensinar frações. Cada carta pode representar uma fração, e os alunos devem combinar cartas que formem um todo. Por exemplo, uma carta com 1/2 e outra com 1/2 formam 1. Essa atividade estimula o raciocínio lógico e a compreensão das frações. Habilidade BNCC: (EF03MA06).

2. Pizza de Frações

Crie uma atividade onde os alunos montem uma pizza utilizando papel colorido. Cada fatia representará uma fração diferente. Os alunos podem trabalhar em grupos para discutir e apresentar suas pizzas, explicando as frações que utilizaram. Habilidade BNCC: (EF03MA06).

3. Frações no Dia a Dia

Peça aos alunos que tragam exemplos de frações que encontram em casa, como receitas ou embalagens. Em sala, eles podem apresentar suas descobertas e discutir a importância das frações no cotidiano. Habilidade BNCC: (EF03MA06).

4. Jogo da Memória de Frações

Crie um jogo da memória com pares de frações equivalentes. Os alunos devem encontrar os pares corretos, promovendo a memorização e a identificação de frações equivalentes. Habilidade BNCC: (EF03MA06).

5. Frações em Gráficos

Utilize gráficos de setores para representar frações. Os alunos podem criar seus próprios gráficos utilizando dados coletados em sala de aula, como a preferência de frutas entre os colegas. Habilidade BNCC: (EF03MA07).

6. Atividade de Cálculo de Frações

Proponha problemas de adição e subtração de frações. Os alunos devem resolver os problemas em grupos e apresentar suas soluções. Essa atividade ajuda a fixar o conceito de operações com frações. Habilidade BNCC: (EF03MA06).

7. Frações e Medidas

Realize uma atividade de medição utilizando réguas. Os alunos devem medir objetos da sala e representar suas medidas em frações. Essa prática aproxima o conceito de frações do mundo real. Habilidade BNCC: (EF03MA07).

8. Criação de Histórias com Frações

Os alunos devem criar histórias em quadrinhos que envolvam frações. Essa atividade estimula a criatividade e a aplicação do conhecimento de forma lúdica. Habilidade BNCC: (EF03MA06).

9. Frações e Música

Utilize músicas que mencionem frações e peça aos alunos que identifiquem as frações nas letras. Essa atividade une arte e matemática, tornando o aprendizado mais divertido. Habilidade BNCC: (EF03MA06).

10. Jogo de Tabuleiro de Frações

Crie um jogo de tabuleiro onde os alunos avancem casas ao resolver problemas de frações. Essa atividade promove a competição saudável e o aprendizado colaborativo. Habilidade BNCC: (EF03MA06).

11. Frações com Alimentos

Utilize alimentos como frutas ou bolachas para ensinar frações. Os alunos podem dividir os alimentos em partes iguais, visualizando a fração de forma prática e saborosa. Habilidade BNCC: (EF03MA06).

12. Atividade de Frações em Duplas

Forme duplas e proponha que os alunos resolvam desafios de frações juntos. Essa interação estimula o trabalho em equipe e a troca de ideias sobre o tema. Habilidade BNCC: (EF03MA06).

13. Frações e Jogos Digitais

Utilize aplicativos e jogos online que abordem frações. Os alunos podem jogar em grupos e discutir as estratégias utilizadas, promovendo o aprendizado digital. Habilidade BNCC: (EF03MA06).

14. Criação de Cartazes de Frações

Os alunos devem criar cartazes que expliquem diferentes tipos de frações, como frações próprias, impróprias e mistas. Essa atividade estimula a pesquisa e a apresentação de informações. Habilidade BNCC: (EF03MA06).

15. Frações e Arte

Proponha uma atividade onde os alunos criem obras de arte utilizando frações. Por exemplo, eles podem pintar uma tela dividida em frações, representando diferentes cores. Habilidade BNCC: (EF03MA06).