15 Ideias de Atividades (BNCC) de flauta doce

1. Introdução à Flauta Doce

A flauta doce é um instrumento de sopro que pode ser utilizado para desenvolver habilidades musicais em crianças e adolescentes. A prática deste instrumento está alinhada com a Base Nacional Comum Curricular (BNCC), que busca promover o desenvolvimento integral dos alunos. Através de atividades práticas, os professores podem estimular a criatividade, a coordenação motora e o trabalho em grupo.

2. Atividade de Apresentação Musical

Os alunos podem ser divididos em grupos e cada grupo deve escolher uma música popular para tocar na flauta doce. Essa atividade pode ser realizada em sala de aula e deve incluir a pesquisa sobre a história da música escolhida. A habilidade BNCC correspondente é a EM13AR18, que envolve a apreciação e a execução de diferentes gêneros musicais.

3. Criação de Composições Originais

Os alunos são incentivados a criar suas próprias composições utilizando a flauta doce. Essa atividade estimula a criatividade e a expressão pessoal, além de desenvolver o entendimento sobre a estrutura musical. A habilidade BNCC relacionada é a EM13AR19, que trata da criação e da improvisação musical.

4. Aprendizado de Notas Musicais

Uma atividade fundamental é o ensino das notas musicais através de jogos e dinâmicas. Os alunos podem usar cartões com as notas e associá-las a sons produzidos na flauta doce. Essa prática está alinhada com a habilidade EM13AR20, que envolve a leitura e a interpretação de partituras.

5. Oficina de Ritmos

Os alunos podem participar de uma oficina onde aprendem diferentes ritmos e como aplicá-los na flauta doce. Essa atividade pode incluir a utilização de percussão corporal e instrumentos de percussão. A habilidade BNCC correspondente é a EM13AR21, que aborda a percepção e a execução rítmica.

6. Apresentação de Música Folclórica

Os alunos podem pesquisar e apresentar músicas folclóricas de diferentes regiões do Brasil, tocando-as na flauta doce. Essa atividade promove a valorização da cultura brasileira e está relacionada à habilidade EM13AR22, que envolve a apreciação de manifestações culturais.

7. Jogo de Memória Musical

Os alunos podem participar de um jogo de memória onde devem associar sons de notas tocadas na flauta doce a imagens correspondentes. Essa atividade ajuda na memorização e na identificação das notas, alinhando-se à habilidade EM13AR23, que trata da identificação de sons e timbres.

8. Estudo de Compositores Clássicos

Os alunos podem estudar a vida e obra de compositores clássicos e tocar algumas de suas obras na flauta doce. Essa atividade enriquece o conhecimento musical e está alinhada com a habilidade EM13AR24, que envolve a apreciação de obras de diferentes períodos históricos.

9. Criação de um Coral de Flauta Doce

Formar um coral onde os alunos tocam juntos diferentes melodias na flauta doce pode ser uma atividade muito enriquecedora. Essa prática desenvolve o senso de coletividade e harmonia, alinhando-se à habilidade EM13AR25, que trata da execução em grupo.

10. Apresentação de Música Temática

Os alunos podem criar e apresentar uma música temática relacionada a um assunto estudado em sala de aula, utilizando a flauta doce. Essa atividade estimula a interdisciplinaridade e está relacionada à habilidade EM13AR26, que envolve a criação de projetos musicais integrados.