15 Ideias de Atividades (BNCC) de física cinemática

1. Experimento de Queda Livre

Os alunos podem realizar um experimento simples para observar a queda livre de objetos. Utilizando um cronômetro e diferentes objetos, como uma bola de papel e uma bola de tênis, os estudantes devem medir o tempo que cada objeto leva para atingir o chão. Essa atividade está alinhada à habilidade EF09CI07, que envolve a investigação de fenômenos físicos.

2. Simulação de Movimento Retilíneo Uniforme (MRU)

Utilizando softwares de simulação, os alunos podem criar gráficos de posição versus tempo para diferentes objetos em movimento retilíneo uniforme. A atividade permite que os estudantes compreendam a relação entre velocidade constante e a representação gráfica, abordando a habilidade EF09CI08.

3. Corrida de Carrinhos

Os alunos podem construir carrinhos de rolimã e realizar uma corrida em uma pista inclinada. A atividade permite que eles analisem a influência da inclinação na velocidade e no tempo de percurso, alinhando-se à habilidade EF09CI09, que trata da análise de movimentos.

4. Experiência com Pêndulos

Os alunos podem criar pêndulos com diferentes comprimentos e medir o tempo que cada um leva para completar um ciclo. Essa atividade promove a compreensão da relação entre o comprimento do pêndulo e o período de oscilação, abordando a habilidade EF09CI10.

5. Jogo de Simulação de Lançamento de Projetéis

Os estudantes podem participar de um jogo em que simulam o lançamento de projetéis, ajustando ângulos e velocidades. A atividade permite que eles analisem a trajetória dos objetos e a influência da gravidade, alinhando-se à habilidade EF09CI11.

6. Análise de Vídeos de Movimentos

Os alunos podem assistir a vídeos de movimentos variados e, em seguida, analisar os gráficos de posição e tempo. Essa atividade ajuda a entender a diferença entre movimentos uniformes e acelerados, abordando a habilidade EF09CI12.

7. Experimento de Rolamento de Esferas

Os alunos podem realizar um experimento com esferas de diferentes tamanhos e massas, observando como elas rolam em uma superfície inclinada. Essa atividade promove a discussão sobre a influência da massa e do formato na velocidade, alinhando-se à habilidade EF09CI13.

8. Criação de Gráficos de Movimento

Os estudantes podem coletar dados de velocidade de diferentes veículos e criar gráficos para representar esses dados. A atividade permite que eles analisem a relação entre velocidade e tempo, abordando a habilidade EF09CI14.

9. Estudo de Movimento Circular

Os alunos podem estudar o movimento circular utilizando um carro de controle remoto em uma pista circular. Eles devem medir a velocidade e o tempo, promovendo a compreensão do movimento circular e suas características, alinhando-se à habilidade EF09CI15.

10. Experiência com Força e Aceleração

Os alunos podem realizar uma atividade prática utilizando diferentes massas e forças para observar a aceleração resultante. Essa atividade ajuda a entender a segunda lei de Newton, abordando a habilidade EF09CI16.