15 Ideias de Atividades (BNCC) de filosofia pronto

A primeira atividade proposta é a “Roda de Conversa sobre Ética”. Nesta atividade, os alunos devem se reunir em um círculo e discutir questões éticas contemporâneas, como a bioética, a ética ambiental e a ética nas redes sociais. Essa atividade está alinhada com a habilidade BNCC EF09CH01, que aborda a reflexão crítica sobre questões éticas e sociais.

A segunda ideia é a “Análise de Textos Filosóficos”. Os alunos podem escolher um texto de um filósofo famoso, como Platão ou Kant, e realizar uma análise crítica, discutindo os principais conceitos e suas implicações. Essa atividade se relaciona com a habilidade BNCC EF09CH02, que incentiva a leitura e interpretação de textos filosóficos.

A terceira atividade é a “Criação de um Debate”. Os alunos devem se dividir em grupos e escolher um tema filosófico para debater, como a liberdade versus determinismo. Essa atividade promove a habilidade BNCC EF09CH03, que envolve a argumentação e a defesa de pontos de vista diferentes.

A quarta ideia é a “Produção de Vídeos Filosóficos”. Os alunos podem criar vídeos curtos explicando conceitos filosóficos de forma criativa, utilizando recursos audiovisuais. Essa atividade está alinhada com a habilidade BNCC EF09CH04, que incentiva a expressão e a comunicação de ideias filosóficas.

A quinta atividade é a “Visita a um Museu de Filosofia”. Os alunos podem visitar um museu ou centro cultural que tenha exposições sobre filosofia e discutir as obras e ideias apresentadas. Essa atividade se relaciona com a habilidade BNCC EF09CH05, que promove a relação entre a filosofia e a cultura.

A sexta ideia é a “Criação de um Blog Filosófico”. Os alunos podem criar um blog onde compartilham reflexões e análises sobre temas filosóficos, incentivando a escrita e a pesquisa. Essa atividade está alinhada com a habilidade BNCC EF09CH06, que estimula a produção textual e a pesquisa.

A sétima atividade é a “Jogo de Perguntas Filosóficas”. Os alunos podem participar de um jogo onde devem responder a perguntas desafiadoras sobre filosofia, estimulando o pensamento crítico. Essa atividade se relaciona com a habilidade BNCC EF09CH07, que envolve a análise e a reflexão sobre questões filosóficas.

A oitava ideia é a “Oficina de Filosofia Prática”. Os alunos podem participar de uma oficina onde aplicam conceitos filosóficos em situações cotidianas, promovendo a reflexão sobre a vida prática. Essa atividade está alinhada com a habilidade BNCC EF09CH08, que incentiva a aplicação da filosofia no cotidiano.

A nona atividade é a “Criação de Cartazes Filosóficos”. Os alunos podem criar cartazes que ilustram conceitos filosóficos, utilizando imagens e textos. Essa atividade se relaciona com a habilidade BNCC EF09CH09, que promove a expressão artística e a comunicação de ideias filosóficas.

A décima atividade é a “Discussão sobre Filmes Filosóficos”. Os alunos podem assistir a filmes que abordam questões filosóficas e discutir suas mensagens e implicações. Essa atividade está alinhada com a habilidade BNCC EF09CH10, que incentiva a análise crítica de obras audiovisuais.