15 Ideias de Atividades (BNCC) de filosofia 3º ano ensino médio

1. Debate sobre Ética e Moral

Organize um debate em sala de aula sobre a diferença entre ética e moral, utilizando textos de filósofos como Kant e Aristóteles. Os alunos devem se dividir em grupos, cada um defendendo uma perspectiva. Essa atividade está alinhada com a habilidade BNCC EM13CHS101, que aborda a análise crítica de conceitos éticos.

2. Análise de Textos Filosóficos

Selecione trechos de obras de filósofos contemporâneos e clássicos. Os alunos devem realizar uma análise crítica, identificando os principais argumentos e suas implicações. Essa atividade atende à habilidade BNCC EM13CHS102, que envolve a interpretação de textos filosóficos.

3. Criação de um Blog Filosófico

Os alunos devem criar um blog onde discutem temas filosóficos atuais, como a ética nas redes sociais. Essa atividade estimula a escrita reflexiva e a pesquisa, alinhando-se à habilidade BNCC EM13CHS103, que envolve a produção de textos argumentativos.

4. Estudo de Casos Éticos

Apresente casos éticos reais e peça aos alunos que discutam e proponham soluções. Essa atividade promove o pensamento crítico e a aplicação de conceitos filosóficos, conforme a habilidade BNCC EM13CHS104, que trata da aplicação de teorias éticas em situações práticas.

5. Roda de Conversa sobre Filosofia e Sociedade

Realize uma roda de conversa onde os alunos discutem como a filosofia pode influenciar a sociedade. Essa atividade está relacionada à habilidade BNCC EM13CHS105, que envolve a reflexão sobre a função da filosofia na vida social.

6. Produção de Vídeos Filosóficos

Os alunos devem criar vídeos curtos explicando conceitos filosóficos de forma acessível. Essa atividade estimula a criatividade e a comunicação, alinhando-se à habilidade BNCC EM13CHS106, que envolve a produção de conteúdos audiovisuais.

7. Jogo de Perguntas e Respostas sobre Filosofia

Organize um quiz sobre filósofos e suas ideias. Os alunos podem trabalhar em grupos para pesquisar e apresentar suas respostas. Essa atividade atende à habilidade BNCC EM13CHS107, que envolve a pesquisa e a sistematização de informações filosóficas.

8. Análise de Filmes com Temática Filosófica

Escolha um filme que aborde questões filosóficas e promova uma discussão em sala. Os alunos devem identificar os dilemas éticos apresentados. Essa atividade está alinhada com a habilidade BNCC EM13CHS108, que trata da análise crítica de obras audiovisuais.

9. Criação de Cartazes Filosóficos

Os alunos devem criar cartazes que representem conceitos filosóficos, utilizando imagens e textos. Essa atividade estimula a criatividade e a síntese de informações, conforme a habilidade BNCC EM13CHS109, que envolve a representação visual de ideias.

10. Estudo de Biografias de Filósofos

Os alunos devem pesquisar e apresentar a biografia de um filósofo, destacando suas principais contribuições. Essa atividade promove a pesquisa e a apresentação oral, alinhando-se à habilidade BNCC EM13CHS110, que envolve a pesquisa sobre a vida e obra de filósofos.