15 Ideias de Atividades (BNCC) de filme

1. Análise Crítica de Filme

Os alunos devem assistir a um filme e, em seguida, elaborar uma análise crítica, abordando aspectos como enredo, personagens e mensagem. Essa atividade desenvolve a habilidade de interpretação e análise crítica, alinhando-se à habilidade BNCC EF15LP01, que enfatiza a produção de textos e a análise de diferentes gêneros textuais.

2. Criação de Roteiro Alternativo

Após assistir a um filme, os alunos podem criar um roteiro alternativo para uma cena específica, propondo mudanças no enredo ou nos diálogos. Essa atividade estimula a criatividade e a escrita, atendendo à habilidade BNCC EF15LP02, que foca na produção de textos narrativos e na reescrita de histórias.

3. Debate sobre Temas Sociais

Organizar um debate em sala de aula sobre os temas sociais abordados no filme assistido. Os alunos devem pesquisar e apresentar argumentos, desenvolvendo habilidades de argumentação e oratória, conforme a habilidade BNCC EF15LP03, que incentiva a discussão e a reflexão crítica sobre temas relevantes.

4. Produção de Vídeo Resumo

Os alunos podem criar um vídeo resumo do filme, destacando os principais pontos da trama e suas impressões. Essa atividade envolve habilidades de comunicação e tecnologia, alinhando-se à habilidade BNCC EF15LP04, que incentiva a utilização de diferentes mídias para a produção de conteúdos.

5. Criação de Cartazes Temáticos

Após a exibição do filme, os alunos podem criar cartazes que representem os principais temas ou personagens. Essa atividade estimula a expressão artística e a síntese de informações, atendendo à habilidade BNCC EF15AR01, que valoriza a produção de trabalhos artísticos e visuais.

6. Discussão sobre a Trilha Sonora

Os alunos devem analisar a trilha sonora do filme, discutindo como a música contribui para a narrativa. Essa atividade desenvolve a percepção musical e a análise crítica, alinhando-se à habilidade BNCC EF15AR02, que aborda a apreciação e análise de diferentes formas de arte.

7. Criação de Personagens

Os alunos podem criar novos personagens para o filme, descrevendo suas características e como eles se encaixariam na história. Essa atividade estimula a criatividade e a escrita, atendendo à habilidade BNCC EF15LP05, que foca na criação de personagens e desenvolvimento de narrativas.

8. Elaboração de Fichas Técnicas

Os alunos devem elaborar fichas técnicas dos filmes assistidos, incluindo informações sobre diretores, elenco e prêmios. Essa atividade desenvolve habilidades de pesquisa e organização de informações, alinhando-se à habilidade BNCC EF15LP06, que incentiva a pesquisa e a apresentação de dados de forma clara.

9. Criação de Blog sobre Cinema

Os alunos podem criar um blog onde compartilham suas opiniões sobre os filmes assistidos, promovendo a escrita e a reflexão crítica. Essa atividade atende à habilidade BNCC EF15LP07, que valoriza a produção de textos em diferentes plataformas e gêneros.

10. Jogo de Perguntas e Respostas

Após a exibição do filme, os alunos podem participar de um jogo de perguntas e respostas sobre a trama, personagens e temas abordados. Essa atividade estimula a memorização e a compreensão, alinhando-se à habilidade BNCC EF15LP08, que foca na compreensão e interpretação de textos.

11. Análise de Cenas Específicas

Os alunos devem escolher uma cena do filme e analisá-la em detalhes, discutindo elementos como fotografia, atuação e direção. Essa atividade desenvolve a análise crítica e a apreciação estética, conforme a habilidade BNCC EF15AR03, que aborda a análise de obras artísticas.

12. Criação de Fanfiction

Os alunos podem escrever uma fanfiction baseada no filme, explorando novas histórias ou desfechos para os personagens. Essa atividade estimula a criatividade e a escrita, alinhando-se à habilidade BNCC EF15LP09, que foca na criação de narrativas e desenvolvimento de personagens.

13. Discussão sobre Adaptações Literárias

Os alunos podem discutir as diferenças entre o filme e o livro em que foi baseado, analisando como a adaptação altera a narrativa. Essa atividade desenvolve a comparação e a análise crítica, atendendo à habilidade BNCC EF15LP10, que incentiva a leitura e a análise de diferentes formas de texto.

14. Criação de Trilha Sonora Original

Os alunos podem compor uma trilha sonora original para uma cena do filme, discutindo como a música pode alterar a percepção da cena. Essa atividade estimula a criatividade musical e a apreciação estética, alinhando-se à habilidade BNCC EF15AR04, que valoriza a criação e apreciação de produções artísticas.

15. Reflexão sobre a Mensagem do Filme

Os alunos devem escrever uma reflexão sobre a mensagem que o filme transmite e como isso se relaciona com suas vidas. Essa atividade desenvolve a capacidade de reflexão e escrita crítica, conforme a habilidade BNCC EF15LP11, que foca na produção de textos reflexivos e argumentativos.