15 Ideias de Atividades (BNCC) de festa junina para educação infantil

1. Dança da Fogueira

A dança da fogueira é uma atividade que pode ser realizada em grupo, onde as crianças aprendem sobre a tradição das festas juninas. Os alunos podem criar uma coreografia simples, utilizando músicas típicas. Essa atividade está alinhada à habilidade BNCC EF15AR01, que propõe a expressão corporal e a valorização das danças folclóricas.

2. Confecção de Bandeirinhas

As bandeirinhas são um símbolo das festas juninas. Os alunos podem utilizar papel colorido para criar suas próprias bandeirinhas, aprendendo sobre formas e cores. Essa atividade promove a coordenação motora e está relacionada à habilidade BNCC EF02MA03, que aborda a identificação de formas geométricas.

3. Pintura de Máscaras de São João

As máscaras podem ser confeccionadas com papelão e decoradas com tintas e outros materiais. Essa atividade estimula a criatividade e a expressão artística, alinhando-se à habilidade BNCC EF15AR02, que incentiva a produção de arte e a apreciação de diferentes formas de expressão.

4. Jogo de Arremesso de Anéis

O jogo de arremesso de anéis é uma atividade lúdica que pode ser realizada ao ar livre. As crianças devem arremessar anéis em garrafas, desenvolvendo habilidades motoras e de coordenação. Essa atividade está relacionada à habilidade BNCC EF02EF01, que propõe o desenvolvimento de jogos e brincadeiras.

5. Contação de Histórias Juninas

Os professores podem contar histórias tradicionais sobre as festas juninas, como a história de São João. Essa atividade estimula a imaginação e a linguagem oral, alinhando-se à habilidade BNCC EF15LP01, que aborda a apreciação de narrativas e a produção de textos orais.

6. Criação de um Livro de Receitas Juninas

As crianças podem participar da elaboração de um livro de receitas com pratos típicos das festas juninas, como pamonha e canjica. Essa atividade promove a escrita e a leitura, alinhando-se à habilidade BNCC EF15LP02, que propõe a produção de textos escritos.

7. Montagem de um Arraial

Os alunos podem ajudar a montar um arraial na escola, decorando o espaço com elementos típicos. Essa atividade envolve trabalho em equipe e criatividade, alinhando-se à habilidade BNCC EF15AR03, que propõe a valorização do patrimônio cultural.

8. Brincadeiras de Roda

As brincadeiras de roda são uma tradição nas festas juninas. As crianças podem aprender cantigas e danças, promovendo a socialização e a cultura popular. Essa atividade está relacionada à habilidade BNCC EF15AR04, que incentiva a prática de brincadeiras folclóricas.

9. Oficina de Artesanato com Materiais Recicláveis

Os alunos podem criar enfeites juninos utilizando materiais recicláveis, como garrafas e papel. Essa atividade promove a consciência ambiental e a criatividade, alinhando-se à habilidade BNCC EF02CI01, que aborda a importância da reciclagem e do reaproveitamento de materiais.

10. Gincana Junina

Uma gincana com diversas atividades típicas das festas juninas, como corrida de saco e dança da cadeira, pode ser organizada. Essa atividade estimula o trabalho em equipe e a competição saudável, alinhando-se à habilidade BNCC EF02EF02, que propõe a prática de atividades físicas e jogos.