15 Ideias de Atividades (BNCC) de estatística ensino fundamental

1. Coleta de Dados sobre a Turma

Uma atividade inicial pode envolver a coleta de dados sobre a turma. Os alunos podem criar uma pesquisa simples para coletar informações como idade, altura e cor favorita. Após a coleta, os dados podem ser organizados em tabelas e gráficos. Essa atividade está alinhada à habilidade BNCC EF06MA15, que aborda a coleta e organização de dados.

2. Gráfico de Barras com Preferências

Os alunos podem criar um gráfico de barras que represente as preferências da turma em relação a diferentes temas, como esportes ou hobbies. Essa atividade ajuda a desenvolver a habilidade de interpretar e construir gráficos, conforme a habilidade BNCC EF06MA16, que trata da representação de dados em gráficos.

3. Análise de Dados de Jogos

Os estudantes podem analisar dados de jogos, como resultados de partidas de futebol ou basquete. Eles podem calcular a média de pontos por jogo e criar gráficos para visualizar os resultados. Essa atividade está alinhada à habilidade BNCC EF06MA17, que envolve a análise e interpretação de dados.

4. Estudo de Frequência de Nomes

Os alunos podem realizar um estudo sobre a frequência de nomes na turma, identificando quais são os mais comuns. Eles podem criar uma tabela de frequência e um gráfico para representar esses dados. Essa atividade se relaciona com a habilidade BNCC EF06MA18, que aborda a construção de tabelas e gráficos de frequência.

5. Pesquisa sobre Alimentação

Uma pesquisa sobre os hábitos alimentares dos alunos pode ser realizada, onde cada estudante registra o que come em um dia. Os dados podem ser organizados e apresentados em gráficos de setores. Essa atividade está alinhada à habilidade BNCC EF06MA19, que envolve a coleta e análise de dados.

6. Jogo de Probabilidades

Os alunos podem participar de um jogo que envolva probabilidades, como lançar um dado e registrar os resultados. Eles podem calcular a probabilidade de cada resultado e discutir as diferenças entre a teoria e a prática. Essa atividade se relaciona com a habilidade BNCC EF06MA20, que trata de experimentos aleatórios.

7. Estudo de Clima e Temperatura

Os alunos podem registrar a temperatura diária durante uma semana e criar um gráfico de linha para visualizar as variações. Essa atividade ajuda a desenvolver a habilidade de interpretar dados em gráficos, conforme a habilidade BNCC EF06MA21, que envolve a representação de dados em gráficos de linha.

8. Análise de Dados de Vendas

Os estudantes podem simular uma loja e registrar as vendas de diferentes produtos. Eles podem criar gráficos para analisar quais produtos foram mais vendidos e discutir os resultados. Essa atividade está alinhada à habilidade BNCC EF06MA22, que envolve a análise de dados em contextos reais.

9. Estudo de População

Os alunos podem pesquisar dados sobre a população de diferentes países e criar gráficos comparativos. Essa atividade ajuda a desenvolver a habilidade de comparar dados e interpretar gráficos, conforme a habilidade BNCC EF06MA23, que trata da comparação de dados em diferentes contextos.

10. Criação de Questionários

Os alunos podem criar questionários sobre temas de interesse e aplicar a outros colegas. Após a coleta de dados, eles podem analisar e apresentar os resultados em gráficos. Essa atividade se relaciona com a habilidade BNCC EF06MA24, que envolve a elaboração e análise de questionários.