15 Ideias de Atividades (BNCC) de espanhol para iniciantes

1. Jogo de Vocabulário com Cartões

Uma atividade divertida que envolve a criação de cartões com palavras em espanhol e suas traduções em português. Os alunos podem trabalhar em duplas ou grupos, onde um aluno mostra o cartão e o outro deve adivinhar a palavra correspondente. Essa atividade é excelente para desenvolver o vocabulário e a habilidade de reconhecimento de palavras. Habilidade BNCC: EF15LP01.

2. Roda de Conversa em Espanhol

Organizar uma roda de conversa onde os alunos devem se apresentar e falar sobre seus hobbies em espanhol. Essa atividade estimula a fala e a escuta, além de promover a interação entre os alunos. É importante que o professor forneça um modelo de apresentação para auxiliar os iniciantes. Habilidade BNCC: EF15LP02.

3. Música e Letra

Escolher uma música em espanhol e trabalhar com a letra em sala de aula. Os alunos podem ouvir a música e preencher lacunas na letra, identificando palavras-chave. Essa atividade ajuda na compreensão auditiva e no aprendizado de novas palavras. Habilidade BNCC: EF15LP03.

4. Criação de Diálogos

Os alunos devem criar diálogos curtos em pares, utilizando um tema específico, como compras ou viagens. Após a criação, eles podem apresentar os diálogos para a turma. Essa atividade estimula a criatividade e a prática da conversação. Habilidade BNCC: EF15LP04.

5. Jogo da Memória

Desenvolver um jogo da memória com palavras e imagens relacionadas ao vocabulário em espanhol. Os alunos devem encontrar os pares correspondentes, o que ajuda na fixação do conteúdo de forma lúdica. Habilidade BNCC: EF15LP05.

6. Descrição de Imagens

Apresentar imagens variadas e pedir que os alunos descrevam o que veem em espanhol. Essa atividade estimula a observação e a construção de frases, além de enriquecer o vocabulário. Habilidade BNCC: EF15LP06.

7. Contação de Histórias

Os alunos podem criar e contar histórias curtas em espanhol, utilizando ilustrações ou fantoches. Essa atividade incentiva a criatividade e a prática da fala, além de trabalhar a estrutura narrativa. Habilidade BNCC: EF15LP07.

8. Atividades de Leitura

Selecionar textos curtos em espanhol, como contos ou fábulas, e realizar atividades de leitura em grupo. Após a leitura, os alunos podem discutir o conteúdo e responder a perguntas sobre o texto. Habilidade BNCC: EF15LP08.

9. Jogos de Perguntas e Respostas

Organizar um quiz em que os alunos devem responder perguntas sobre cultura hispânica, gramática ou vocabulário. Essa atividade promove o aprendizado de forma interativa e competitiva. Habilidade BNCC: EF15LP09.

10. Criação de Cartazes

Os alunos podem criar cartazes sobre temas específicos, como países de língua espanhola, utilizando palavras e imagens. Essa atividade estimula a pesquisa e a apresentação de informações em espanhol. Habilidade BNCC: EF15LP10.

11. Dramatização de Situações

Propor que os alunos dramatizem situações do cotidiano, como ir ao mercado ou fazer uma reserva em um hotel, utilizando o espanhol. Essa atividade ajuda na prática da conversação e na aplicação do vocabulário aprendido. Habilidade BNCC: EF15LP11.

12. Bingo de Palavras

Criar um jogo de bingo com palavras em espanhol. O professor pode chamar as palavras e os alunos devem marcar em suas cartelas. Essa atividade é divertida e ajuda na memorização do vocabulário. Habilidade BNCC: EF15LP12.

13. Entrevistas em Duplas

Os alunos devem entrevistar um ao outro sobre temas pessoais, como família e hobbies, em espanhol. Essa atividade promove a prática da fala e a escuta ativa. Habilidade BNCC: EF15LP13.

14. Criação de Vídeos

Os alunos podem gravar vídeos curtos em que falam sobre um tema de interesse em espanhol. Essa atividade estimula a criatividade e a prática da língua de forma dinâmica. Habilidade BNCC: EF15LP14.

15. Jogos de Role-Playing

Propor que os alunos participem de jogos de role-playing, onde devem assumir papéis e interagir em cenários fictícios em espanhol. Essa atividade é excelente para desenvolver a fluência e a espontaneidade na língua. Habilidade BNCC: EF15LP15.