15 Ideias de Atividades (BNCC) de educação musical infantil

1. Roda de Música

A roda de música é uma atividade clássica que envolve a participação ativa das crianças. Os alunos se sentam em círculo e, sob a orientação do professor, cantam músicas infantis conhecidas. Essa atividade estimula a socialização e o desenvolvimento da percepção musical. Habilidade BNCC: EM13CN01 – Explorar e criar diferentes formas de expressão musical.

2. Instrumentos Musicais Artesanais

Os alunos podem criar seus próprios instrumentos musicais utilizando materiais recicláveis, como garrafas, latas e papel. Após a confecção, a turma pode realizar uma apresentação musical, promovendo a criatividade e o trabalho em grupo. Habilidade BNCC: EM13CN02 – Produzir e interpretar sons e ritmos com instrumentos.

3. Dança e Movimento

Incorporar dança nas aulas de música é uma excelente forma de desenvolver a coordenação motora e a expressão corporal. Os alunos podem aprender coreografias simples de músicas populares, promovendo a integração entre música e movimento. Habilidade BNCC: EM13CN03 – Participar de danças e movimentos rítmicos.

4. Contação de Histórias Musicais

Utilizar histórias que envolvem música é uma maneira eficaz de prender a atenção das crianças. O professor pode narrar uma história e incluir músicas que se relacionem com a narrativa, estimulando a imaginação e a apreciação musical. Habilidade BNCC: EM13CN04 – Relacionar música e literatura.

5. Jogos Musicais

Os jogos musicais, como “Estátua” ou “Dança das Cadeiras”, são ótimas ferramentas para ensinar ritmo e melodia de forma lúdica. Essas atividades ajudam a desenvolver a concentração e a disciplina, além de serem muito divertidas. Habilidade BNCC: EM13CN05 – Participar de jogos que envolvam música e movimento.

6. Explorando Sons da Natureza

Levar as crianças para um passeio ao ar livre e incentivá-las a ouvir e identificar sons da natureza, como pássaros e vento, é uma atividade que conecta música e meio ambiente. Após a atividade, os alunos podem criar uma composição musical inspirada nos sons que ouviram. Habilidade BNCC: EM13CN06 – Identificar e criar sons a partir do ambiente.

7. Músicas em Diferentes Idiomas

Apresentar músicas de diferentes culturas e idiomas pode ampliar o conhecimento cultural dos alunos. O professor pode ensinar algumas palavras e expressões em outras línguas, promovendo a diversidade e a inclusão. Habilidade BNCC: EM13CN07 – Reconhecer a diversidade cultural através da música.

8. Criação de Letras de Música

Estimular os alunos a criar suas próprias letras de músicas é uma atividade que desenvolve a criatividade e a expressão pessoal. O professor pode orientar a turma a escolher um tema e trabalhar em grupos para compor suas canções. Habilidade BNCC: EM13CN08 – Criar letras e melodias originais.

9. Teatro Musical

Integrar teatro e música é uma forma divertida de ensinar. Os alunos podem encenar pequenas peças que envolvam canções, desenvolvendo habilidades de atuação e musicalidade ao mesmo tempo. Habilidade BNCC: EM13CN09 – Participar de atividades teatrais que envolvam música.

10. Apresentações Musicais

Organizar um recital onde os alunos possam apresentar o que aprenderam ao longo do semestre é uma ótima maneira de celebrar o aprendizado. Isso ajuda a desenvolver a autoconfiança e a habilidade de se apresentar em público. Habilidade BNCC: EM13CN10 – Apresentar-se em público com segurança e criatividade.