15 Ideias de Atividades (BNCC) de educação física sobre queimada

1. Queimada Tradicional

A atividade consiste em realizar uma partida de queimada tradicional, onde os alunos são divididos em duas equipes. O objetivo é eliminar os jogadores adversários arremessando a bola e acertando-os. Essa atividade promove a coordenação motora, o trabalho em equipe e a estratégia. Habilidade BNCC: EF15EF01.

2. Queimada com Obstáculos

Nesta variação, são colocados obstáculos no campo de jogo, como cones ou cordas, que os alunos devem contornar enquanto jogam. Isso estimula a agilidade e a percepção espacial. Habilidade BNCC: EF15EF02.

3. Queimada em Círculo

Os alunos formam um círculo e um jogador fica no centro. Os que estão no círculo devem passar a bola uns para os outros, enquanto o jogador do centro tenta pegar a bola. Essa atividade trabalha a comunicação e a agilidade. Habilidade BNCC: EF15EF03.

4. Queimada com Variação de Regras

Os alunos jogam queimada, mas com regras diferentes, como permitir apenas passes ou exigir que a bola seja passada antes de ser arremessada. Isso incentiva a criatividade e a adaptação às novas regras. Habilidade BNCC: EF15EF04.

5. Queimada em Duplas

Os alunos formam duplas e jogam queimada, onde cada dupla deve se proteger mutuamente. Essa atividade enfatiza a cooperação e a confiança entre os colegas. Habilidade BNCC: EF15EF05.

6. Queimada com Bola de Tênis

Utilizando uma bola de tênis, os alunos jogam queimada em um espaço menor. Essa variação aumenta a dificuldade e melhora a precisão dos arremessos. Habilidade BNCC: EF15EF06.

7. Queimada com Metas

Os alunos devem atingir metas específicas, como acertar um alvo ou eliminar um número determinado de jogadores. Essa atividade promove a concentração e o foco. Habilidade BNCC: EF15EF07.

8. Queimada em Equipes Mistas

Formar equipes mistas, com alunos de diferentes idades ou habilidades, para promover a inclusão e o respeito às diferenças. Essa atividade valoriza a diversidade e o trabalho em equipe. Habilidade BNCC: EF15EF08.

9. Queimada com Música

Durante a partida, a música toca e os alunos devem parar de jogar quando a música para. Essa atividade traz um elemento lúdico e divertido ao jogo. Habilidade BNCC: EF15EF09.

10. Queimada com Desafios

Os alunos devem cumprir desafios durante o jogo, como realizar um movimento específico antes de arremessar a bola. Isso estimula a criatividade e a habilidade motora. Habilidade BNCC: EF15EF10.