15 Ideias de Atividades (BNCC) de educação física séries iniciais

1. Corrida do Saco

A Corrida do Saco é uma atividade lúdica que promove a coordenação motora e o trabalho em equipe. Os alunos devem se colocar dentro de sacos grandes e, ao sinal do professor, correr até a linha de chegada. Essa atividade pode ser adaptada para incluir obstáculos, aumentando a dificuldade e o engajamento dos alunos. Habilidade BNCC: EF15EF01.

2. Jogo da Memória com Movimentos

O Jogo da Memória com Movimentos é uma atividade que combina memória e atividade física. Os alunos devem formar pares de cartões que representam diferentes movimentos (como pular, girar, etc.) e, ao encontrarem um par, devem realizar o movimento correspondente. Essa atividade estimula a memória e a consciência corporal. Habilidade BNCC: EF15EF02.

3. Dança das Cadeiras

A Dança das Cadeiras é uma atividade clássica que promove a socialização e a coordenação. Os alunos dançam ao redor de cadeiras dispostas em círculo e, quando a música para, devem encontrar uma cadeira para sentar. A cada rodada, uma cadeira é retirada, aumentando a competitividade e a diversão. Habilidade BNCC: EF15EF03.

4. Circuito de Obstáculos

O Circuito de Obstáculos é uma atividade que pode ser adaptada para diferentes níveis de habilidade. Os alunos devem passar por uma série de desafios, como pular cordas, rastejar sob barreiras e equilibrar-se em uma linha. Essa atividade desenvolve a agilidade, força e resistência. Habilidade BNCC: EF15EF04.

5. Queimada

A Queimada é um jogo popular que promove o trabalho em equipe e a agilidade. Os alunos se dividem em duas equipes e tentam eliminar os jogadores adversários arremessando uma bola. A atividade pode ser adaptada com regras específicas para aumentar a inclusão e a participação de todos. Habilidade BNCC: EF15EF05.

6. Estafetas com Balões

As Estafetas com Balões são uma atividade divertida que estimula a coordenação e o trabalho em equipe. Os alunos devem passar um balão entre si sem deixá-lo cair, utilizando apenas partes do corpo, como a cabeça ou os joelhos. Essa atividade promove a comunicação e a colaboração. Habilidade BNCC: EF15EF06.

7. Pique-Bandeira

O Pique-Bandeira é um jogo que envolve estratégia e agilidade. Os alunos se dividem em duas equipes, cada uma com uma bandeira que deve ser protegida. O objetivo é capturar a bandeira adversária enquanto protege a própria. Essa atividade desenvolve habilidades de planejamento e cooperação. Habilidade BNCC: EF15EF07.

8. Yoga para Crianças

A prática de Yoga para Crianças é uma excelente forma de desenvolver a flexibilidade e a concentração. O professor pode ensinar posturas simples e divertidas, incorporando histórias e músicas para tornar a atividade mais envolvente. Essa prática também ajuda a promover o relaxamento e a autoconsciência. Habilidade BNCC: EF15EF08.

9. Caça ao Tesouro Ativo

A Caça ao Tesouro Ativo é uma atividade que combina exercícios físicos com resolução de problemas. Os alunos recebem pistas que os levam a diferentes locais, onde devem realizar uma atividade física antes de receber a próxima pista. Essa atividade estimula a curiosidade e a atividade física. Habilidade BNCC: EF15EF09.

10. Jogos de Roda

Os Jogos de Roda são atividades tradicionais que promovem a cultura e a socialização. Os alunos se sentam em círculo e participam de jogos como “A Roda”, onde cantam e realizam movimentos específicos. Essa atividade é excelente para desenvolver o ritmo e a coordenação. Habilidade BNCC: EF15EF10.

11. Futebol Adaptado

O Futebol Adaptado é uma versão inclusiva do futebol, onde as regras podem ser ajustadas para garantir a participação de todos os alunos, independentemente de suas habilidades. Essa atividade promove o trabalho em equipe, a comunicação e o respeito mútuo. Habilidade BNCC: EF15EF11.

12. Atividades com Fitas e Cones

As Atividades com Fitas e Cones são ótimas para desenvolver a coordenação motora. Os alunos podem realizar diferentes exercícios, como dribles e corridas em zigue-zague, utilizando fitas e cones como obstáculos. Essa atividade é excelente para trabalhar a agilidade e a percepção espacial. Habilidade BNCC: EF15EF12.

13. Brincadeiras de Pular Corda

Pular corda é uma atividade que pode ser realizada individualmente ou em grupo. Os alunos podem aprender diferentes técnicas e jogos, como pular em dupla ou criar rimas enquanto pulam. Essa atividade melhora a coordenação, o ritmo e a resistência cardiovascular. Habilidade BNCC: EF15EF13.

14. Atividades de Equilíbrio

As Atividades de Equilíbrio podem incluir exercícios como andar sobre uma linha, equilibrar objetos na cabeça ou realizar poses de equilíbrio. Essas atividades ajudam a desenvolver a concentração e a força do core, essenciais para a prática de diversas modalidades esportivas. Habilidade BNCC: EF15EF14.

15. Jogos de Tabuleiro Gigantes

Os Jogos de Tabuleiro Gigantes são uma forma divertida de integrar a atividade física com o raciocínio lógico. Os alunos podem participar de jogos como “Jogo da Velha” ou “Dama”, onde eles mesmos são as peças, movimentando-se pelo tabuleiro. Essa atividade estimula o pensamento estratégico e a movimentação. Habilidade BNCC: EF15EF15.