15 Ideias de Atividades (BNCC) de Educação Física para Ensino Médio

1. Jogo de Queimada

O jogo de queimada é uma atividade clássica que promove a interação e o trabalho em equipe. Os alunos são divididos em duas equipes, e o objetivo é eliminar os jogadores adversários por meio de lançamentos de bola. Essa atividade desenvolve habilidades motoras, como a coordenação e a agilidade, além de estimular a competitividade saudável. A habilidade BNCC correspondente é EF15EF01.

2. Circuito de Exercícios Funcionais

Propor um circuito de exercícios funcionais é uma excelente maneira de trabalhar diferentes grupos musculares. Os alunos podem realizar esta atividade em estações, alternando entre exercícios como agachamentos, flexões e abdominais. Essa prática ajuda a desenvolver força, resistência e flexibilidade, alinhando-se à habilidade BNCC EF15EF02.

3. Dança de Salão

A dança de salão é uma atividade que promove a cultura e a socialização entre os alunos. Os professores podem ensinar diferentes estilos, como samba, forró e tango, incentivando a expressão corporal e o ritmo. Além de ser uma atividade divertida, a dança de salão trabalha a coordenação e a memória motora, conforme a habilidade BNCC EF15EF03.

4. Atletismo: Corrida de Revezamento

A corrida de revezamento é uma atividade que estimula o trabalho em equipe e a superação de limites. Os alunos devem correr uma determinada distância e passar o bastão para o próximo corredor. Essa atividade desenvolve a resistência cardiovascular e a velocidade, sendo relacionada à habilidade BNCC EF15EF04.

5. Jogos Cooperativos

Os jogos cooperativos são essenciais para desenvolver a empatia e o respeito entre os alunos. Atividades como “A Teia” ou “O Barco” incentivam a colaboração e a resolução de problemas em grupo. Essas práticas são fundamentais para o desenvolvimento social e emocional, alinhando-se à habilidade BNCC EF15EF05.

6. Natação: Estilos e Técnicas

A natação é uma atividade que promove a saúde e o bem-estar. Os alunos podem aprender diferentes estilos, como crawl, costas, peito e borboleta, além de técnicas de respiração e flutuação. Essa prática é excelente para o desenvolvimento da resistência e da força muscular, conforme a habilidade BNCC EF15EF06.

7. Futebol: Táticas e Estratégias

O futebol é um esporte que envolve táticas e estratégias, permitindo que os alunos aprendam sobre posicionamento e trabalho em equipe. Os professores podem organizar partidas e discutir as regras, além de trabalhar aspectos técnicos, como passes e finalizações. Essa atividade está relacionada à habilidade BNCC EF15EF07.

8. Yoga e Meditação

A prática de yoga e meditação é fundamental para o desenvolvimento da concentração e do equilíbrio emocional. Os alunos podem aprender diferentes posturas e técnicas de respiração, promovendo o relaxamento e a autoconsciência. Essa atividade está alinhada à habilidade BNCC EF15EF08.

9. Capoeira: Movimento e Cultura

A capoeira é uma expressão cultural que combina dança, luta e música. Os alunos podem aprender os movimentos básicos e a história da capoeira, promovendo a cultura afro-brasileira. Essa atividade desenvolve a coordenação motora e a flexibilidade, conforme a habilidade BNCC EF15EF09.

10. Esportes Adaptados

Os esportes adaptados são essenciais para promover a inclusão e a diversidade. Os alunos podem participar de atividades como o futebol de cegos ou o basquete em cadeira de rodas, aprendendo sobre empatia e respeito às diferenças. Essa prática está relacionada à habilidade BNCC EF15EF10.