15 Ideias de Atividades (BNCC) de educação física para ensino fundamental

1. Jogo da Memória com Esportes

Uma atividade que estimula a memória e o conhecimento sobre diferentes esportes. Os alunos devem encontrar pares de cartas que representam esportes e suas regras. Essa atividade pode ser adaptada para incluir informações sobre a história dos esportes, promovendo a pesquisa e a discussão em grupo. Habilidade BNCC: EF15EF01.

2. Corrida de Revezamento

A corrida de revezamento é uma excelente maneira de trabalhar em equipe e desenvolver habilidades motoras. Os alunos são divididos em equipes e devem completar uma determinada distância, passando um bastão entre si. Essa atividade pode ser complementada com explicações sobre a importância do trabalho em equipe e a estratégia de corrida. Habilidade BNCC: EF15EF02.

3. Circuito de Atividades Físicas

Organizar um circuito com diferentes estações de atividades físicas, como saltos, corridas e exercícios de força. Cada estação deve ter um tempo determinado para que os alunos possam experimentar diferentes modalidades. Essa atividade promove a diversidade de movimentos e a resistência física. Habilidade BNCC: EF15EF03.

4. Dança das Cadeiras

Um clássico que pode ser adaptado para incluir diferentes estilos de dança. Os alunos dançam ao som de músicas e, quando a música para, devem encontrar uma cadeira. Essa atividade é divertida e ajuda a desenvolver o ritmo e a coordenação motora. Habilidade BNCC: EF15EF04.

5. Caça ao Tesouro Esportivo

Os alunos devem seguir pistas que levam a diferentes estações, onde encontrarão desafios relacionados a esportes. Essa atividade estimula o raciocínio lógico e o trabalho em equipe, além de promover a prática de atividades físicas. Habilidade BNCC: EF15EF05.

6. Futebol Adaptado

Uma versão do futebol que pode ser adaptada para incluir regras diferentes, como o uso de apenas uma perna ou a proibição de chutar a bola. Essa atividade promove a inclusão e a criatividade, além de desenvolver habilidades motoras. Habilidade BNCC: EF15EF06.

7. Yoga para Crianças

Introduzir práticas de yoga que ajudem os alunos a relaxar e melhorar a concentração. As posturas podem ser adaptadas para a faixa etária, e a atividade pode incluir momentos de reflexão sobre a importância do autocuidado. Habilidade BNCC: EF15EF07.

8. Jogos de Tabuleiro Físicos

Criar jogos de tabuleiro que envolvam atividades físicas, como “Jogo da Vida” onde os alunos precisam realizar desafios físicos para avançar. Essa atividade combina raciocínio lógico e movimento, promovendo a interdisciplinaridade. Habilidade BNCC: EF15EF08.

9. Atividades com Fantoches

Utilizar fantoches para contar histórias que envolvam esportes e atividades físicas. Os alunos podem criar seus próprios fantoches e encenar situações que promovam a prática de esportes, estimulando a criatividade e a expressão corporal. Habilidade BNCC: EF15EF09.

10. Gincana de Esportes

Organizar uma gincana com diferentes modalidades esportivas, onde os alunos competem em equipes. Essa atividade promove a socialização, o espírito esportivo e a prática de diferentes esportes, além de ser uma excelente oportunidade para trabalhar habilidades de liderança. Habilidade BNCC: EF15EF10.