15 Ideias de Atividades (BNCC) de educação física para crianças

1. Corrida do Saco

A Corrida do Saco é uma atividade divertida que promove a coordenação motora e o trabalho em equipe. Os alunos devem se colocar dentro de sacos grandes e, ao sinal do professor, correr até a linha de chegada. Essa atividade pode ser realizada em grupos, incentivando a competição saudável. Habilidade BNCC: EF15EF01.

2. Jogo da Memória com Movimentos

O Jogo da Memória com Movimentos é uma excelente maneira de trabalhar a memória e a concentração. O professor cria cartões com diferentes movimentos (como pular, girar, etc.) e os alunos devem encontrar os pares, realizando o movimento correspondente. Habilidade BNCC: EF15EF02.

3. Circuito de Obstáculos

Montar um circuito de obstáculos é uma forma eficaz de desenvolver habilidades motoras e a resistência física. Os alunos devem passar por diferentes estações, como pular corda, rastejar sob uma barra e equilibrar-se em uma linha. Habilidade BNCC: EF15EF03.

4. Dança das Cadeiras

A Dança das Cadeiras é uma atividade clássica que promove a socialização e a coordenação. Os alunos dançam ao redor de cadeiras dispostas em círculo e, quando a música para, devem encontrar uma cadeira para sentar. Habilidade BNCC: EF15EF04.

5. Queimada

O jogo de Queimada é uma atividade que trabalha a agilidade e a estratégia. Os alunos se dividem em duas equipes e tentam eliminar os jogadores adversários, lançando bolas. Essa atividade pode ser adaptada para incluir regras que incentivem a inclusão. Habilidade BNCC: EF15EF05.

6. Estafetas de Revezamento

As estafetas de revezamento são uma ótima maneira de desenvolver o trabalho em equipe e a resistência. Os alunos se dividem em equipes e devem completar uma série de corridas, passando um bastão entre si. Habilidade BNCC: EF15EF06.

7. Pique-Bandeira

Pique-Bandeira é um jogo que estimula a estratégia e o trabalho em grupo. As equipes devem proteger sua bandeira enquanto tentam capturar a bandeira do adversário. Essa atividade promove a atividade física e a interação social. Habilidade BNCC: EF15EF07.

8. Yoga para Crianças

A prática de Yoga para crianças é uma atividade que ajuda na concentração, flexibilidade e relaxamento. O professor pode ensinar posturas simples e realizar exercícios de respiração, promovendo o bem-estar físico e mental. Habilidade BNCC: EF15EF08.

9. Futebol Adaptado

O Futebol Adaptado é uma forma inclusiva de praticar o esporte, permitindo que todas as crianças participem, independentemente de suas habilidades. O professor pode adaptar as regras e o tamanho do campo para garantir que todos se divirtam. Habilidade BNCC: EF15EF09.

10. Brincadeira de Esconde-Esconde

Esconde-Esconde é uma brincadeira clássica que estimula a atividade física e a socialização. Os alunos devem se esconder enquanto um deles conta e, em seguida, procurar os colegas. Essa atividade é ótima para desenvolver habilidades de percepção e atenção. Habilidade BNCC: EF15EF10.

11. Atividades com Bola de Gude

As atividades com bola de gude podem ser utilizadas para trabalhar a coordenação motora fina. Os alunos podem participar de jogos que envolvem lançar e acertar alvos, promovendo a precisão e a concentração. Habilidade BNCC: EF15EF11.

12. Caça ao Tesouro

A Caça ao Tesouro é uma atividade que estimula o trabalho em equipe e a resolução de problemas. Os alunos recebem pistas que os levam a diferentes locais, onde devem completar desafios físicos para encontrar o tesouro. Habilidade BNCC: EF15EF12.

13. Jogos de Tabuleiro Gigantes

Os Jogos de Tabuleiro Gigantes são uma forma divertida de integrar atividade física com raciocínio lógico. Os alunos podem participar de jogos como Dama ou Jogo da Velha, onde se movimentam pelo tabuleiro. Habilidade BNCC: EF15EF13.

14. Atividades de Equilíbrio

As atividades de equilíbrio, como andar sobre uma linha ou se equilibrar em um pé só, ajudam a desenvolver a coordenação e a concentração. O professor pode criar desafios variados para tornar a atividade mais interessante. Habilidade BNCC: EF15EF14.

15. Jogos de Água

Os Jogos de Água são ideais para dias quentes e promovem a diversão e a atividade física. Os alunos podem participar de atividades como corrida com baldes de água ou jogos de esguicho, sempre com supervisão. Habilidade BNCC: EF15EF15.