15 Ideias de Atividades (BNCC) de educação física para 4º ano

1. Jogo da Memória com Movimentos

Esta atividade consiste em criar um jogo da memória utilizando cartões que representam diferentes movimentos corporais, como saltar, correr, girar e se agachar. Os alunos devem encontrar os pares de cartões e, ao fazê-lo, realizar o movimento correspondente. Essa atividade desenvolve a memória, a coordenação motora e a consciência corporal. Habilidade BNCC: EF15EF01.

2. Corrida de Revezamento

A corrida de revezamento é uma atividade que promove a colaboração entre os alunos. Divida a turma em equipes e estabeleça um percurso. Cada aluno deve correr uma parte do percurso e passar o bastão para o próximo. Essa atividade estimula o trabalho em equipe e a resistência física. Habilidade BNCC: EF15EF02.

3. Dança das Cadeiras

Um clássico que nunca sai de moda, a dança das cadeiras pode ser adaptada para incluir movimentos de educação física. Enquanto a música toca, os alunos dançam ao redor das cadeiras e, quando a música para, devem realizar um movimento específico antes de sentar. Essa atividade é divertida e ajuda a desenvolver a agilidade e a coordenação. Habilidade BNCC: EF15EF03.

4. Circuito de Obstáculos

Monte um circuito de obstáculos com cones, cordas e outros materiais. Os alunos devem completar o circuito realizando diferentes atividades, como saltar, rastejar e correr. Essa atividade promove o condicionamento físico e a superação de desafios. Habilidade BNCC: EF15EF04.

5. Futebol Adaptado

Organize um jogo de futebol adaptado, onde as regras são simplificadas para garantir a participação de todos os alunos. Isso pode incluir o uso de uma bola maior ou a redução do tamanho do campo. Essa atividade incentiva a inclusão e o desenvolvimento de habilidades sociais. Habilidade BNCC: EF15EF05.

6. Caça ao Tesouro

Crie uma caça ao tesouro que envolva atividades físicas. Os alunos devem seguir pistas que os levam a diferentes locais, onde devem realizar uma tarefa física antes de receber a próxima pista. Essa atividade estimula a resolução de problemas e a atividade física ao mesmo tempo. Habilidade BNCC: EF15EF06.

7. Yoga para Crianças

Introduza os alunos ao yoga com posturas simples e divertidas. Essa atividade ajuda a melhorar a flexibilidade, o equilíbrio e a concentração. Além disso, promove o relaxamento e a consciência corporal. Habilidade BNCC: EF15EF07.

8. Jogos de Tabuleiro Gigantes

Crie um jogo de tabuleiro gigante no pátio da escola, onde os alunos são as peças. Cada casa do tabuleiro pode representar uma atividade física que eles devem realizar. Essa atividade promove a interação social e o movimento. Habilidade BNCC: EF15EF08.

9. Atividades com Bolas

Organize uma série de atividades utilizando bolas, como queimada, vôlei ou basquete. Essas atividades ajudam a desenvolver habilidades motoras, trabalho em equipe e estratégia. Habilidade BNCC: EF15EF09.

10. Brincadeiras Tradicionais

Resgate brincadeiras tradicionais, como pular corda, amarelinha e esconde-esconde. Essas atividades são ótimas para desenvolver a coordenação motora, o trabalho em equipe e a socialização entre os alunos. Habilidade BNCC: EF15EF10.